DISLEXIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR À LUZ DA PSICOLOGIA COGNITIVA

Autores

  • Cristiane de Oliveira Vieira Souza
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2518

Palavras-chave:

Dislexia. Leitura. Escrita. Dificuldades de Aprendizagem. Intervenção.

Resumo

A Dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta crianças em todos os níveis das séries iniciais, dificultando a leitura e a escrita e, por consequência sua compreensão, portanto torna-se importante saber o que é Dislexia, os tipos, quais os conceitos e os prejuízos causados no processo de aprendizagem e alfabetização. O estudo apresentou como objetivo descrever a Dislexia, suas causas, distúrbios de aprendizagem, diagnóstico e tratamento, juntamente com sugestões de intervenções, e procurar saber se as professoras têm um conhecimento sobre a Dislexia em seu corpo de formação. Para atingir estas informações, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário qualitativo com perguntas abertas destinada as professoras de níveis fundamentais, de uma escola da rede municipal de ensino, objetivando a importância de informações mais aprofundadas sobre a temática. Para compreender esta questão, foi realizada uma pesquisa descritiva compreendendo a problemática da Dislexia e suas dificuldades de aprendizagem, baseando-se em autores que discutem sobre a temática com riqueza de conhecimento teóricos e discursivas. A pesquisa apontou como resultados iniciais, professores que percebem em seus alunos a dificuldade de aprendizagem, relacionadas à leitura e escrita e o apontamento das causas que se atribui às mesmas. Identificou-se ainda que os professores desenvolvem alguns trabalhos diferenciados para atender as necessidades específicas dos alunos. Portanto, a criança que é diagnosticada com Dislexia precisa de intervenção psicopedagógica apropriada, para que sua capacidade e sua autoestima se elevem, e com isso, o resultado se vê na sua aprendizagem. 

Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Vieira Souza

Doutora em Ciências da Educação. Psicopedagoga. Psicomotricista. Docente de graduação e pós-graduação.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em biologia pela UFPE. Professor da Faculdade Alpha e Unibra. Orientador de dissertações e teses. E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2021

Como Citar

Souza, C. de O. V. ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). DISLEXIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR À LUZ DA PSICOLOGIA COGNITIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 273–286. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2518

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>