TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: INTERVENÇÕES NO TRATAMENTO DA ANOREXIA NERVOSA

Autores

  • Isabela Terra Alves Rocha Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR
  • Stella Tinoco Fabri Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR
  • Camila Medina Nogueira Moço Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7565

Palavras-chave:

Anorexia Nervosa. Psicologia. Teoria Cognitivo Comportamental.

Resumo

O artigo a seguir busca investigar qual a possível relação entre os fatores socioculturais com o desenvolvimento de Transtornos Alimentares, mais especificamente a respeito da Anorexia Nervosa (AN), entendendo-a como um transtorno cujo desenvolvimento pode estar vinculado com a imagem corporal e as pressões sociais que estão atreladas ao padrão de beleza considerado ideal pela sociedade. Pode ser observado que sua maior incidência se encontra em indivíduos do sexo feminino. Sendo assim, parte-se da hipótese de que os padrões de beleza e estéticos presentes nas últimas décadas, bem como o reforço que tais padrões têm em decorrência da influência nas redes sociais, possam estar contribuindo para a grande incidência desse transtorno. Através do viés psicológico, também discutiremos neste artigo a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), evidenciando a compreensão da abordagem perante o transtorno em questão, bem como as suas contribuições para o tratamento dos indivíduos que sofrem com a Anorexia Nervosa. Partindo da metodologia de pesquisa bibliográfica, foram revisados materiais como artigos e livros cujo conteúdo pudesse contribuir para as hipóteses levantadas neste artigo. 

Biografia do Autor

Isabela Terra Alves Rocha, Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR

Graduanda do curso de bacharelado em Psicologia   pelo Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR – AFYA.

Stella Tinoco Fabri, Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR

Graduanda do curso de bacharelado em Psicologia   pelo Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR – AFYA. 

Camila Medina Nogueira Moço, Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR

Professora orientadora do curso  de bacharelado em Psicologia   pelo Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR – AFYA.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Rocha, I. T. A. ., Fabri, S. T. ., & Moço, C. M. N. . (2022). TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: INTERVENÇÕES NO TRATAMENTO DA ANOREXIA NERVOSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 684–693. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7565