AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA PSICOLOGIA JURÍDICA: VARAS DE FAMÍLIA

Autores

  • Kalma Souza de Mesquita Faculdade Adventista da Bahia
  • Gustavo Luis Caribé Cerqueira Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4267

Palavras-chave:

Psicologia jurídica. Terapia Cognitivo Comportamental. Varas de Família. Alienação Parental.

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral, em revisão narrativa, em corte transversal, investigar e mapear as contribuições da terapia cognitivo comportamental na psicologia jurídica - varas de família.  Bem como, verificar a viabilidade da aplicação da Terapia Cognitivo Comportamental na psicologia jurídica - varas de família; analisar as etapas da conduta psicológica, frente às demandas na psicologia jurídica nas varas de família; e, observar o andamento técnico na tomada de decisões. Foi utilizado procedimento (revisão ou levantamento) bibliográfico para elaboração e desenvolvimento dessa obra. Teve como assuntos analisados a Terapia Cognitivo Comportamental, a Psicologia jurídica, as varas de família, a Alienação Parental e as principais Técnicas científicas de coleta de dados. O objetivo proposto foi alcançado satisfatoriamente, haja vista, a psicologia jurídica como um todo e sua pretensão principal, auxiliar o melhor exercício do direito e o seu compromisso com o protagonismo humano em diferentes contextos que ela beneficia. Tudo são trocas de esclarecimentos e saberes, uma vez que, objetiva contribuir e corresponder, humanitariamente, à questão do bem-estar familiar e social.

Biografia do Autor

Kalma Souza de Mesquita, Faculdade Adventista da Bahia

Graduanda em Psicologia pela FADBA E-mail: kalma.mesquita@gmail.com.

Gustavo Luis Caribé Cerqueira, Universidade Católica do Salvador

Professor na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) no departamento de Psicologia, é professor/orientador no curso de pós-graduação de Neuropsicologia, Terapia Cognitivo Comportamental e Saúde Mental e dependência química. Psicólogo, mestrado em Ciências da Saúde (UFBA), psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (IWP) e Neuropsicólogo (UFBA). Especialista em Saúde Mental, Dependência Química (UFBA) e em Atenção Integral aos Usuários de Substâncias Psicoativas (UFBA). Com formação em Terapia do Esquema (IWP), Terapia Cognitivo Comportamental (IWP) e Terapia Cognitiva Processual (UFBA). Membro do Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (Neuroclic - UFBA), membro do International Center for Science in Drug Policy, pesquisador da Rede de Pesquisa sobre Drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (SENAD/MJ). Membro da Associação Brasileira de Estudos Sobre Substâncias Psicoativas (ABESUP). Com experiência em gestão pública em saúde mental e gestão acadêmica em curso de graduação (Psicologia) e curso técnico (PRONATEC de Reabilitação de Dependentes Químicos). 

 

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Mesquita, K. S. de ., & Cerqueira, G. L. C. . (2022). AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA PSICOLOGIA JURÍDICA: VARAS DE FAMÍLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 476–484. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4267