O BULLYING NO CONTEXTO DA OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rocha Apolinário Centro Universitário Uni Redentor/Afya
  • Camila Medina Nogueira Moço Centro Universitário Uni Redentor/Afya

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6620

Palavras-chave:

Obesidade. Saúde Mental. Prevenção. Terapia Cognitivo Comportamental.

Resumo

A obesidade é uma doença crônica de causas multifatoriais, pautada tanto pelos prejuízos físicos quanto psicológicos. Sendo assim, este trabalho verificou os impactos do bullying em adolescentes considerados obesos, conforme classificação do Índice de Massa Corporal (IMC). De maneira específica, o estudo abordou as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para a identificação dos “gatilhos” psicológicos associados nos casos de obesidades e, manejo de intervenções. No que tange os caminhos metodológicos da pesquisa, foi adotado o método de revisão bibliográfica e documental, de natureza descritiva e analítica. Os resultados evidenciaram que o sedentarismo e a alimentação inadequada podem ser fatores contribuintes para obesidade na adolescência e, a satisfação pela imagem do corpo se relaciona com a prática de bullying. Dessa forma, o presente estudo concluiu que através de palestras e rodas conversas, se faz necessário abordar a temática bullying e as consequências psicológicas que essa prática acarreta na vida. Além disso, o estudo ressalta que as intervenções da psicoeducação podem auxiliar nas prevenções tanto físicas, quanto psicológicas.

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rocha Apolinário, Centro Universitário Uni Redentor/Afya

Graduanda em Psicologia; Centro Universitário Uni Redentor/Afya, Itaperuna-RJ. E-mail claudiarochatst@hotmail.com. 

Camila Medina Nogueira Moço, Centro Universitário Uni Redentor/Afya

Professora; Psicóloga; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Centro Universitário Uni Redentor/Afya, Itaperuna-RJ. E-mail: Camilamedinapsi@outlook.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Apolinário, A. C. da S. R. ., & Moço, C. M. N. . (2022). O BULLYING NO CONTEXTO DA OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 514–531. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6620