GUARDA COMPARTILHADA: UMA MEDIDA QUE VISA CONCILIAR A RESPONSABILIDADE PARENTAL E O BEM-ESTAR DA CRIANÇA

Autores

  • Luís Felipe do Amaral Assis Centro Universitário Redentor
  • Camila Medina Nogueira Moço PUC/RS
  • Renato Marcelo Resgala Junior Centro Universitário Redentor
  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11109

Palavras-chave:

Guarda Compartilhada. Alienação Parental. Criança.

Resumo

Neste artigo visou-se demonstrar que a guarda unilateral tem maior probabilidade de gerar alienação parental. Desta forma, a fim de evitar tal problemática, a guarda compartilhada se torna uma alternativa de mecanismo bastante eficaz na diminuição da possibilidade da ocorrência da alienação, visto que esta pode ser viável na busca da inibição da alienação parental, e no auxilio da saúde mental da criança. Para tanto, procede-se à metodologia com base em artigos e livros, metodologia bibliografica qualitativa. Partimos da hipótese de que essa presente pesquisa propõe apresentar a guarda compartilhada como inibidora ou não da alienação parental praticada pelos genitores, conduta essa que pode ocorrer a tão chamada Síndrome da Alienação Parental nos filhos.Essa pesquisa visa, então, colaborar com a melhor compreensão do tema “guarda compartilhada”, pois é muito importante tanto para a psicologia como para a área do direito e a jurisprudência, pois reconhece o direito das crianças de manterem uma relação saudável com ambos os pais após a separação.

Biografia do Autor

Luís Felipe do Amaral Assis, Centro Universitário Redentor

Acadêmico do curso em Psicologia no Centro Universitário Redentor.

Camila Medina Nogueira Moço, PUC/RS

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC/RS. 

Renato Marcelo Resgala Junior, Centro Universitário Redentor

Docente Centro Universitário Redentor. Doutor em Sociologia Política- UENF-RJ. Graduado em Letras - FASM-MG.

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Centro Universitário Redentor

Docente e Supervisora UNIREDENTOR/ AFYA Orientadora do curso de Psicologia no Centro Universitário Redentor. Mestre em Psicologia (UCP). Psicóloga (Formação, Bacharel e Licenciatura). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Pós-graduada em Psiquiatria. Pós-graduada em Saúde Mental. Especialista em Reabilitação Neuropsicologica. Especialização em Terapia Ocupacional na Saúde Mental. Especialização em Psicologia Positiva. Especialização em Terapia Familiar. 

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Assis, L. F. do A., Moço, C. M. N., Resgala Junior, R. M., & Santos, M. F. R. dos. (2023). GUARDA COMPARTILHADA: UMA MEDIDA QUE VISA CONCILIAR A RESPONSABILIDADE PARENTAL E O BEM-ESTAR DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 280–292. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11109