OS POSSÍVEIS EFEITOS DA EQUOTERAPIA COMO AUXÍLIO NA REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Ana Ester Telles Centro Universitário Redentor
  • Camila Medina Nogueira Moço Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7209

Palavras-chave:

Equoterapia. Psicologia. Desenvolvimento biopsicossocial.

Resumo

Considerando a precariedade de pesquisas acadêmicas a respeito dos possíveis efeitos da equoterapia no desenvolvimento de crianças com indicativos de algum transtorno psicológico, viabilizou a elaboração de um projeto de pesquisa no tema. Objetiva-se investigar a influência da equoterapia no desenvolvimento psicológico, psicomotor e social de crianças diagnosticadas com autismo, identificar os efeitos da equoterapia nessa população e verificar influências no desenvolvimento do infante em tratamento equoterápico. Para tanto, procede-se à observação do tratamento de forma holística, o que inclui análise de campo, análise da interação entre equipe e praticante, praticante e animal, equipe e animal, análise do desenvolvimento do praticante, análise das técnicas utilizadas. Parte-se da hipótese de que a equoterapia é um tratamento de reabilitação e reeducação mental e motora, realizada através da prática de atividades equestres. Sendo assim, são trabalhadas áreas importantes para a psicologia, como a autoconfiança e ansiedade. Um profissional da Psicologia inserido no tratamento equoterápico prepara a equipe para receber o paciente e suas expectativas, medos e inseguranças. Do mesmo modo, trabalha o praticante para que ele esteja preparado para dar início ao tratamento sem que haja resistência, trabalhando a relação de confiança com o animal e com a equipe.

Biografia do Autor

Ana Ester Telles, Centro Universitário Redentor

Graduanda do curso de Psicologia no Centro Universitário Redentor – Itaperuna, RJ anaester557@gmail.com.

Camila Medina Nogueira Moço, Centro Universitário Redentor

Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental, docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Redentor – Itaperuna, RJ, E-mail: camilamedinapsi@outlook.com.

 

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Telles, A. E. ., & Moço, C. M. N. . (2022). OS POSSÍVEIS EFEITOS DA EQUOTERAPIA COMO AUXÍLIO NA REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 960–973. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7209

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)