ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EQUOTERAPIA

Autores

  • Everton Bornhausen Erbs Universidade do Vale do Itajai - Univali
  • Larissa Jacintho UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI - UNIVALI
  • Jamir João Sardá Júnior Universidade do Vale do Itajai - Univali

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16855

Palavras-chave:

Equoterapia. Psicologia. Desenvolvimento biopsicossocial.

Resumo

A Equoterapia consiste em um método terapêutico que utiliza a integração do cavalo como agente facilitador, proporcionando aos praticantes estímulos motores, sensoriais e cognitivos, além de promover a postura, o equilíbrio e a coordenação. Este estudo teve por objetivo compreender o papel do psicólogo na equoterapia e como ocorre a intervenção multidisciplinar nesse campo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Participaram do estudo 13 profissionais que atuam em centros equestres de diferentes estados do país. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas realizadas de forma presencial ou online. Os dados coletados foram organizados, analisados e interpretados utilizando o método de análise de conteúdo. A análise resultou em cinco categorias: Motivação; Aspectos terapêuticos; Atividades realizadas; Trabalho em equipe; Resultados da intervenção. Os resultados indicam que a equoterapia é uma abordagem multiprofissional que visa promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e social do paciente. O psicólogo utiliza o ambiente equestre como recurso terapêutico, adaptando intervenções de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Em alguns centros, essa atuação envolve uma intervenção estruturada, que inclui anamnese inicial para identificar demandas, definição dos objetivos terapêuticos, seguida pela elaboração de um plano terapêutico. Por outro lado, foi constatado que as intervenções variam significativamente de um centro para outro e que a interdisciplinaridade pode ser mais estruturada.

Downloads

Biografia do Autor

Everton Bornhausen Erbs , Universidade do Vale do Itajai - Univali

Discente no curso de Psicologia, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI. 

Larissa Jacintho, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI - UNIVALI

Discente no curso de Psicologia, Universidade do Vale Do Itajai - UNIVALI. 

Jamir João Sardá Júnior, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Especialista em Gestalt Terapia (1997). Mestre em Psicologia pela UFSC (1999). Doutor em Medicina pela The University of Sydney - Austrália (2007). Professor do Curso de Psicologia desde 2000 e do Programa do Programa de Pós Graduação em Psicologia (Mestrado Profissionalizante) da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, nos campis FLN, BIG e Itajaí, atuando nas áreas de docência, pesquisa e clínica.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Erbs , E. B., Jacintho, L., & Sardá Júnior, J. J. (2024). ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EQUOTERAPIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 8021–8042. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16855