INFLUÊNCIAS DE DIÉTA EM PACIENTES COM CARDIOPATIAS NO HOSPITAL REGIONAL DA CELA

Autores

  • Herculano Calandula Kamalanga Faculdade de Medicina do Huambo
  • António Lumbombo Angostinho Palanca Instituto Superior Politécnico do Huambo
  • Victorino Correia Kinhama Instituto Técnico de Saúde da Cela

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7113

Palavras-chave:

Dietas. Cardiopatias. Hipertensão. Exercício e alimento.

Resumo

O presente trabalho objectivou-se na avaliação da influência de dietas aos pacientes com cardiopatias associada a hipertensão que se apresentaram no Hospital Regional da Cela . Participaram neste estudo 20 pacientes, dos quais maioritariamente do sexo masculino, existe uma dificuldade de diagnósticar as cardiopatias como tais, porque no hospital em causa não existe cardiologistas tão pouco uma secção de cardiologia, na maior parte dos casos identificados são enviados para o huambo. Os casos de hipertensão também são escassos tratados ambulatoriamente. Na maior parte dos pacientes apresentam peso regular em relação a idade o que discarta a ligação da doença com a obesidade talves os factores geneticos tenham uma forte ligação com a doença. A incidência da doença é maior com o avançar da idade. A alimentação bem como o estilo de vida tenhem uma maior influência, ja que maioritariamente, os doentes fazem o consumo de alcool, existe uma alta taxa de consumo de cereais refinados bem como o consumo de derivados de peixe seco e enlatados, não obstante talvez esta não seria a unica causa a ausencia dos exercicios físicos bem como o sedentarismo influênciam também para o aparecimento da doença. Os principais sintomas apresentados pelos pacientes estudados são arritmias, fadigas, edemais dispeneia, tacpeneia. O diagnóstico é realisado com base nas queixas do doente e um exeme que muitas vezes se resume na avaliação da pressão arterial, o que muitas vezes justifica a dificuldade do diagnóstico de outras doenças ligadas ao sistema cardiovascular, talvez pela inexistencia de aparelhos e equipamentos para o referido diagnóstico.

Biografia do Autor

Herculano Calandula Kamalanga, Faculdade de Medicina do Huambo

Pós-graduado em Metodologia de Ensino em Ensino Superior pelo Instituto Superior Politécnico da Cela, Medico Estagiario pela Faculdade de Medicina do Huambo, Universidade José Eduardo dos Santos e Professor das disciplinas de Fisiologia e Anatomia Huamana, Nutrição e Enfermagem Geneco-Obstetrícia afecto aos Instituto Superior Politécnico da Caala e Instituto Técnico de Saúde da Cela , (autor correspondente E-mail: herculano.kalandula@gmail.com. Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo,

António Lumbombo Angostinho Palanca, Instituto Superior Politécnico do Huambo

Enfermeiro pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, professor de Nutrição e Saúde Coletiva afecto ao Instituto politécnico privado simisseko da Cela.

Victorino Correia Kinhama, Instituto Técnico de Saúde da Cela

Mestre Em Fitopatologia, Docente investigador, Professor de Nutrição e Matemática no Instituto Técnico de Saúde da Cela, Especialista em Ética de Infermagem e Urgência e Emergência em Enfermagem, pós-graduação em Metodologia de investigação científica, pós graduado e Metodologia de Ensino Superior, E-mail: vorenocorreia2@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Kamalanga, H. C. ., Palanca, A. L. A. ., & Kinhama, V. C. . (2022). INFLUÊNCIAS DE DIÉTA EM PACIENTES COM CARDIOPATIAS NO HOSPITAL REGIONAL DA CELA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 86–98. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7113

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.