CARACTERIZAÇÃO DA ECLAMPSIA EM PACIENTES QUE APARECERAM NO HOSPITAL GERAL DA CELA 2021/2022

Autores

  • Herculano Calandula Kamalanga Instituto Superior Politécnico da Caala https://orcid.org/0000-0001-6492-0007
  • Josias Justino Cambindja Chaves Instituto Superior Politécnico da Caála
  • Edith Salomé Chipindo Lukamba Instituto Superior Politécnico da Caála
  • Domingas Albino Munda Palanka Instituto Superior Universitário do Wacu-kungo
  • Maria de Fatima Feliciano Nelson Instituto Politécnico do Huambo
  • António Lumbombo Agostinho Palanca Instituto Superior Universitário do Wacu-kungo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13000

Palavras-chave:

Cell. Eclampsia. Factors. Caesarean. Pre eclampsia.

Resumo

No presente trabalho fez-se uma abordagem acerca dos cuidados que se devem ministrar a doentes com eclampsia. A pré-eclâmpsia é uma doença multifatorial e multissistêmica, específica da gestação, classicamente diagnosticada pela presença de hipertensão arterial associada à proteinúria, que se manifesta em gestante previamente normotensa, após a 20ª semana de gestação. A presente investigação surge como necessidade para a preparação do trabalho de fim do curso, visando a obtenção do grau de técnico médio em enfermagem geral com o regulamento em vigor no Núcleo do Instituto Técnico de Saúde da Cela; Estudar o comportamento da Eclâmpsiaem pacientes internadas com diagnóstico da Eclâmpsiano Hospital Geral da Cela de Dezembro de 2021-Abril de 2022. O tipo de estudo utilizado para confeição do trabalho foi prospectivo, descritiva, quali-quantitativa, fundamental, de controle longitudinal, sendo realizada através de pesquisas bibliográficas e  trabalho de campo para a recolha de dados com uma amostra de 30 gestantes; Os métodos utilizados foram, Métodos matemáticos, teóricos e empíricos; O perfil clínico epidemiológico foi caracterizado por mulheres jovens dos 14 à 30 anos de idade, de menor renda, e na sua maioria estudantes e que ignoram as consultas pré-natais.

Biografia do Autor

Herculano Calandula Kamalanga, Instituto Superior Politécnico da Caala

Enfermeiro pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Pós-graduado em Metodologia de Ensino em Ensino Superior pelo Instituto Superior Politécnico da Caala, Médico pela faculdade de Medicina do Huambo, Universidade José Eduardo dos Santos e Professor de Fisiologia e Anatomia Huamana, Nutrição e Enfermagem Geneco-Obstetrícia no Instituto Superior Politécnico da Caala e no Instituto Técnico de Saúde da Cela 

Josias Justino Cambindja Chaves, Instituto Superior Politécnico da Caála

Fisioterapeuta pela Universidade do Estremos Sul Catarinense (UNESC), Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória pela Faculdade Inspirar, Mestre em Medicina do trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cuimbra, Doutorando em Ciências de Saúde pela Universidade de Lisboa, Professor do Instituto Superior Politecnico do Huambo, Professor da Pós-graduação em Saúde Publica dos Institutos Superior Politécnico da Caala e Jean Piag de Benguela. 

Edith Salomé Chipindo Lukamba, Instituto Superior Politécnico da Caála

Médica Pela Faculdade de Medicina do Huambo, Professora afecta ao Instituto Superior Politécnico da Caála na cadeira de Histologia.

Domingas Albino Munda Palanka, Instituto Superior Universitário do Wacu-kungo

Medica Veterinária pela faculdade de Medicina Veterinária do Huambo. Mestranda em Sanidade e produção Animal pela FMV do Huambo. Professora de Biologia Molecular afecta ao Departamento de Saúde e Engenharia Agrária do ISUWACU-KUNGO. 

Maria de Fatima Feliciano Nelson, Instituto Politécnico do Huambo

Analista Clínica pelo Instituto Politécnico do Huambo. Pós-graduada em Didática de Ensino Superior pelo ISPCAALA, professora afecta ao departamento de Farmácia e análises Clínicas do ISPCAALA.

António Lumbombo Agostinho Palanca, Instituto Superior Universitário do Wacu-kungo

Enfermeiro pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo. Pós-graduado em didática de Ensino Superior pelo ISPCAALA, enfermeiro afecto ao Hospital municipal da Cela, professor do Departamento de Saúde afecto ao ISUWACU-KUNGO. 

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Kamalanga, H. C., Chaves, J. J. C., Lukamba, E. S. C., Palanka, D. A. M., Nelson, M. de F. F., & Palanca, A. L. A. (2024). CARACTERIZAÇÃO DA ECLAMPSIA EM PACIENTES QUE APARECERAM NO HOSPITAL GERAL DA CELA 2021/2022. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 01–18. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13000