RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E VIVÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE FILOSOFIA

Autores

  • Felipe Cristian Nascimento da Costa Instituição de Ensino Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6077

Palavras-chave:

Experiência. Residência Pedagógica. Ensino Remoto.

Resumo

Este relato tem como proposta apresentar as experiências vivenciadas por um acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Filosofia em um Programa da Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre 2020 e 2022. A regência dos estudantes foi realizada na Escola Estadual Governador Melo e Povoas. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as vivências desenvolvidas no programa, apresentando todo desenvolvimento das aulas integradoras de Filosofia, que aconteceram parte de maneira remota devido à defluência da pandemia do COVID-19 e parte presencial nas reuniões entre o orientador e os membros participantes e a percepção do residente na atual realidade no ambiente educacional. O grupo de residentes do Ensino Médio é formado por um grupo de alunos, que são acompanhados por um professor preceptor que é regente na escola e um professor orientador. Apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos, proporcionando um crescimento pessoal e profissional aos residentes. Palavras-chave: Educação filosófica; Relato; Formação; Educação; Ensino Remoto

Biografia do Autor

Felipe Cristian Nascimento da Costa, Instituição de Ensino Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em FILOSOFIA, na Instituição de Ensino Universidade Federal do Amazonas- UFAM. E-mail: felipecristian12@gmail.com. 

 

 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Costa, F. C. N. da . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E VIVÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE FILOSOFIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1517–1525. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6077