O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Fernanda Franzyska Federica Lourenço e Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Denir Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina- SC
  • Sabrina Souza Universidade Federal de Santa Catarina- SC
  • Cristiane Dall' Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina- SC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1383

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Pandemia. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo emerge da experiência de estágio supervisionado no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I em tempos pandêmicos e tem como objetivo expor as vivências de três alunos  estagiários , do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina. Devido a pandemia da COVID-19 que acometeu todo cotidiano social e alterou rotinas e práticas educativas, solicitando dos contextos  institucionais de educação, que não saíram ilesas desse processo, uma   reconfiguração referente a organização e adequação às exigências sanitárias e ao isolamento/distanciamento social. Essa nova realidade,  fez com que esses contextos educacionais fechassem suas portas para o atendimento presencial. Consequência  disso foi  a necessidade de  alteração no  calendário acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina que buscou enquanto alternativa para não comprometer  o processo  ensino-aprendizagem assumir, a partir dessa nova realidade, o caráter de atividades no formato remoto. Assim  o Estágio Supervisionado, componente obrigatório nos cursos de formação de professores, também precisou ser repensado e adequado a essa nova estrutura de ensino remoto emergencial. Como alternativa à regência de classe, os estagiários tiveram como atividade de estágio a produção de quatro aulas assíncronas para serem aplicadas no oitavo ano do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2021.

Biografia do Autor

Fernanda Franzyska Federica Lourenço e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: fernandafranzyskas@gmail.com.

Lucas Denir Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Graduando em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: lucas.denirespindola@gmail.com

Sabrina Souza, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Graduanda em Letras Português e Literaturas. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail:
souzasabi@gmail.com.

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina- SC

Profa. Dra. Professora Orientadora da disciplina de Estágio em Letras Português e Literaturas Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Silva, F. F. F. L. e ., Espíndola, L. . D., Souza, S. ., & Lebler, C. D. C. . (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 415–432. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1383