FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS – UBERLÂNDIA (MG)

Autores

  • Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia- UFU
  • Iram Martins Costa Universidade Federal de Uberlândia- UFU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6295

Palavras-chave:

Ensino Superior; Educação Básica; Docente.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi de relatar as atividades desenvolvidas pelos participantes (preceptora e residentes) durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica no subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia que foi implementado na Escola Municipal Professor Jacy de Assis entre agosto de 2018 a dezembro de 2018. A metodologia utilizada foi a reflexão e discussão de referenciais teóricos sobre a profissão do professor, produzido diagnóstico socioambiental da escola, participação em oficinas pedagógicas, regências individuais e compartilhadas. Os resultados revelam que a residência pedagógica permite a experiência para a formação profissional dos estudantes, a organização didático-pedagógica, a aprendizagem de metodologias de ensino, a reflexão sobre a realidade observada e a prática da teoria aprendida na graduação. O projeto amplia a interlocução entre a instituição de Ensino Superior com a Educação Básica, o que contribui para a formação profissional do futuro professor de Geografia.

Biografia do Autor

Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Doutora em Geografia — Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: elisangelarodrigues@yahoo.com.br.

Iram Martins Costa, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

 Bacharel em Geografia — Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: geosaude@uberlandia.mg.gov.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Rodrigues, . E. de A. S. ., & Costa, I. M. . (2022). FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS – UBERLÂNDIA (MG). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 76–84. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6295