DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM MEDICINA TROPICAL

Autores

  • Bruno Severo Gomes Universidade Federal de Pernambuco — UFPE
  • Rosângela Cunha Duarte Coêlho Universidade Federal de Pernambuco — UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8155

Palavras-chave:

Educação. Pós-Graduação. Ensino. Aprendizagem. Área de Saúde.

Resumo

A didática tradicional, centrada na preocupação com o ensinar, continua predominando nas práticas pedagógicas do ensino superior, apesar do notável avanço da didática moderna, centrada na preocupação com a aprendizagem. O papel do professor é, então, o de desafiar, estimular, ajudar os alunos na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem que, em algum nível, atenda a necessidade dos mesmos, auxiliando-os a tomar consciência das necessidades socialmente existentes numa formação universitária. Este artigo tem como objetivo verificar a relevância da disciplina Didática do Ensino Superior na formação dos alunos egressos de um Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. A pesquisa foi estruturada em duas fases, com a utilização de instrumentos de coleta de dados de cada uma das quatro turmas de alunos matriculados na disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. O papel da disciplina na inserção social é verificado pelo contato constante com o docente, mesmo após a conclusão da disciplina, aplicação das ações vivenciadas na disciplina em instituições de ensino médio, técnico e superior pelos egressos, indicando o papel de formação de recursos humanos para a educação básica e superior.

Biografia do Autor

Bruno Severo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE

Docente do Departamento de Micologia. Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco — UFPE. PE, Brasil.

Rosângela Cunha Duarte Coêlho, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE

Docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco — UFPE/PE, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Gomes, B. S. ., & Coêlho, R. C. D. . (2023). DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM MEDICINA TROPICAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 166–179. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8155