METODOLOGIAS FOCADAS NA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9282Palavras-chave:
Gamificação. Enfermagem. Educação superior. Aprendizagem. Tecnologia da Informação.Resumo
Objetivo: Identificar, na literatura, metodologias focadas na gameficação para o ensino na área da enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura sobre as metodologias focadas na gameficação para o ensino na área da enfermagem. Resultados: Os artigos selecionados revelaram aspectos que confirmam o uso promissor dos serious game por estudantes da enfermagem. O estudo de um serious game, que tratava sobre cuidados de saúde domiciliar, mostrou que os alunos viram a ferramenta como um meio para se tornarem observadores ativos e que a mesma proporcionou-lhes experiências de ação e reflexão sobre suas ações, ao mesmo tempo que forneceu avaliações formativas de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais. Considerações finais: Houve apenas um estudo publicado no Brasil, demonstrando a necessidade de ampliar a realização de estudos direcionados à gameficação no ensino da enfermagem em nível nacional. Recomenda-se para futuras pesquisas a realização de estudos que envolvam serious games direcionados ao ensino nas áreas da urgência e emergência, saúde da criança, saúde do adulto e saúde do idoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY