JOGOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA INTERMEDIAÇÃO ENTRE O MUNDO ECONÔMICO E O MUNDO DIGITAL

Autores

  • Viller Contarato Soares Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO
  • Daniel de Oliveira Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10370

Resumo

Esse artigo buscou defender a utilização de jogos digitais na educação financeira ganhando destaque como uma abordagem inovadora e eficaz promovendo o aprendizado de conceitos financeiros de maneira prática e envolvente. No contexto brasileiro, diversos artigos e livros têm explorado esse tema, oferecendo insights valiosos sobre melhores práticas e benefícios dessa metodologia. Os recursos disponíveis abrangem desde revisões da literatura sobre jogos digitais e educação financeira até estudos avaliando a eficácia de jogos específicos nessa área, ressaltando a contribuição dos jogos digitais no desenvolvimento de habilidades financeiras, como planejamento, tomada de decisões informadas e gerenciamento financeiro. O principal destaque desse recurso é a capacidade dos jogos digitais simularem situações financeiras do mundo real, proporcionando a aprendizagem prática e interativa, permitindo os participantes experimentarem e compreenderem as consequências de suas decisões financeiras. Em suma, a utilização de jogos digitais na educação financeira no Brasil tem sido amplamente explorada e comprovada como uma abordagem promissora. Os recursos disponíveis fornecem insights valiosos e fundamentados, permitindo que educadores e profissionais implementem estratégias eficazes de ensino nessa área. Ao adotar essa metodologia, o aprendizado financeiro se torna uma experiência prática, interativa e envolvente, capacitando os participantes a desenvolver habilidades financeiras essenciais para a vida adulta.

Biografia do Autor

Viller Contarato Soares, Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO

Mestrando profissional em Ensino das Ciências- Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil. Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino da Matemática. Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil. Graduação em Engenharia de Produção- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Elaboração de casos em gestão de operações em saúde para ensino na graduação, utilizando o Design Thinking. Graduação em Matemática. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4695919054419051. 

Daniel de Oliveira, Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO

Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil com período sanduíche em Institut National des Sciences Appliquées de Rouen (Orientador: José Eduardo Souza de Cursi). Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.Mestrado em Computação- Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil. Graduação em Informática.Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0984344989835257.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Soares, V. C., & Oliveira, D. de. (2023). JOGOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA INTERMEDIAÇÃO ENTRE O MUNDO ECONÔMICO E O MUNDO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1478–1495. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10370