UM PANORAMA DAS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Luciano Pavnoski Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo Motta Universidade Cruzeiro do Sul
  • Tanieli Loss UTFPR
  • Thaís Rafaela Hilger Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1300

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Tecnologia Digital. Smartphone. Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resumo

O uso de smartphones pode ser direcionado aos meios educacionais, possibilitando processos educativos diferenciados aos Ensino de Ciências. Nessa direção, propomos neste artigo, identificar os achados nas dissertações e teses que utilizam os smartphones para o ensino de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental voltados a TAS – Teoria da Aprendizagem Significativa. Nesse viés, realizamos uma pesquisa qualitativa investigativa por meio de levantamento de pesquisas que tratam dessa temática. Assim, realizando o levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, em pesquisas de 2018 a 2020, tivemos um retorno de 67 trabalhos que tratavam do uso de tecnologias digitais no Ensino de Ciência no Ensino Fundamental I. Aplicando os critérios de exclusão e inclusão, houve um retorno de apenas duas pesquisas que abordavam nosso objeto de estudo. Observando-as, trouxemos aspectos sobre o uso pedagógico de tal tecnologia a área de Ciências e percebemos, para que haja contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências, no viés da TAS.

Biografia do Autor

Luciano Pavnoski, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do PPGECM – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR – Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Iguaçu – PR e Boa Esperança do Iguaçu – PR. E-mail: lucianopavnoski@hotmail.com

Marcelo Motta, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Professor Adjunto da UTFPR. E-mail: marcelomotta@utfpr.edu.br.

Tanieli Loss, UTFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela UTFPR; Professora da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. E-mail:  tanioss@hotmail.com.

Thaís Rafaela Hilger, Universidade Federal do Paraná.

Professora Post.Doc. da UFPR – Universidade Federal do Paraná. Departamento de Teoria e Prática de Ensino. E-mail:  thais.hilger@gmail.com.

Downloads

Publicado

17/06/2021

Como Citar

Pavnoski, L. ., Motta, M., Loss, T. ., & Hilger, T. R. . (2021). UM PANORAMA DAS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 840–856. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1300