POTENCIAL DOS QR CODES NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Manoel Salvino de Lima Netto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Miguel Jorge Neto Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6361

Palavras-chave:

Códigos QR. Formação de professores. Tecnologias inovadoras.

Resumo

Tem se popularizado, nos últimos anos, em ações de divulgação e comunicação, na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo digital, os QR Codes revelam-se eficazes na promoção interativa de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis. Este trabalho objetivou avaliar as possíveis aplicações pedagógicas dos QR Codes por meio de uma proposta de elaboração de QR Codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício na Educação Básica. Os resultados sugerem que, na percepção dos docentes, a produção dos QR Codes é acessível e praticável, podendo aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes. A introdução dos QR Codes em sala de aula possui potencial para contribuir com os processos de ensino-aprendizagem e favorecer a aprendizagem significativa, independente da área ou componente curricular. O trabalho contribuiu, portanto, para compreender o potencial de uso dessa tecnologia dentro da realidade dos professores em exercício e abre caminho para o estudo de formações pedagógicas para o uso de QR Codes. Trabalhos futuros também devem propor a investigação da realidade dos alunos e o seu interesse sobre a aplicabilidade desta tecnologia em sala de aula.

Biografia do Autor

Manoel Salvino de Lima Netto, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: manoel@fisica.ufmt.br.

Miguel Jorge Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso Foi Coordenador de Ensino de Graduação do curso de Física – Licenciatura, Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais - PPGECN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Naturais, Teoria da Complexidade, Física Ambiental, Ensino de Física na Educação Básica, Formação de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação. E-mail: mjoe3br@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Lima Netto, M. S. de ., & Jorge Neto, M. . (2022). POTENCIAL DOS QR CODES NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 434–444. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6361