POTENCIAL DOS QR CODES NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6361Palavras-chave:
Códigos QR. Formação de professores. Tecnologias inovadoras.Resumo
Tem se popularizado, nos últimos anos, em ações de divulgação e comunicação, na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo digital, os QR Codes revelam-se eficazes na promoção interativa de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis. Este trabalho objetivou avaliar as possíveis aplicações pedagógicas dos QR Codes por meio de uma proposta de elaboração de QR Codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício na Educação Básica. Os resultados sugerem que, na percepção dos docentes, a produção dos QR Codes é acessível e praticável, podendo aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes. A introdução dos QR Codes em sala de aula possui potencial para contribuir com os processos de ensino-aprendizagem e favorecer a aprendizagem significativa, independente da área ou componente curricular. O trabalho contribuiu, portanto, para compreender o potencial de uso dessa tecnologia dentro da realidade dos professores em exercício e abre caminho para o estudo de formações pedagógicas para o uso de QR Codes. Trabalhos futuros também devem propor a investigação da realidade dos alunos e o seu interesse sobre a aplicabilidade desta tecnologia em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY