O ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E OS MOVIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL: TESSITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9226Palavras-chave:
Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Tirocínio Docente. Estágio no Ensino Superior.Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar as experiências oriundas de um Estágio Docente, realizado no Ensino Superior e obrigatório para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III, Juazeiro – BA; refletindo acerca desse momento para o desenvolvimento profissional de uma professora experiente, que já atua na Educação Básica. O referido estágio foi realizado no componente curricular de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia da mesma instituição. As vivências oportunizadas proporcionaram problematizar sobre o papel do professor no ensino superior, em um curso de licenciatura, e o compromisso inerente à docência, sobretudo, da responsabilidade assumida com a formação de futuros professores, nesse caso alfabetizadores e atuantes na Educação de Jovens e Adultos, e o entendimento do papel do tirocinante como formador. Foi possível perceber, também, a relevância das atividades desenvolvidas e o amadurecimento que o contato com esse espaço do tirocínio e com os demais tirocinantes, a partir dos momentos de diálogo estabelecido, teve para a formação dos estudantes da licenciatura e para o desenvolvimento profissional do formador de professores.
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