O ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E OS MOVIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL: TESSITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Naiara Bamberg da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9226

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Tirocínio Docente. Estágio no Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as experiências oriundas de um Estágio Docente, realizado no Ensino Superior e obrigatório para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III, Juazeiro – BA; refletindo acerca desse momento para o desenvolvimento profissional de uma professora experiente, que já atua na Educação Básica. O referido estágio foi realizado no componente curricular de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia da mesma instituição.  As vivências oportunizadas proporcionaram problematizar sobre o papel do professor no ensino superior, em um curso de licenciatura, e o compromisso inerente à docência, sobretudo, da responsabilidade assumida com a formação de futuros professores, nesse caso alfabetizadores e atuantes na Educação de Jovens e Adultos, e o entendimento do papel do tirocinante como formador. Foi possível perceber, também, a relevância das atividades desenvolvidas e o amadurecimento que o contato com esse espaço do tirocínio e com os demais tirocinantes, a partir dos momentos de diálogo estabelecido, teve para a formação dos estudantes da licenciatura e para o desenvolvimento profissional do formador de professores.

Biografia do Autor

Naiara Bamberg da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia. 

 

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. 

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Silva, N. B. da, & Silva, A. J. N. da. (2023). O ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E OS MOVIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL: TESSITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1501–1514. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9226