CONTRIBUIÇÕES DO PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA: O OLHAR DO PROFESSOR SUPERVISOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14820

Palavras-chave:

Formação continuada. Interdisciplinaridade. Teoria- prática. PIBID.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e a qualificação de conhecimentos   adquiridos   com   as   formações   docentes   do   Programa   Institucional   de Bolsa   de Iniciação à docência–PIBID, subprojeto interdisciplinar História e Geografia com enfoque nas relações étnico-raciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, entre dezembro de 2022 e abril de 2024. Utilizou-se, como procedimento metodológico, a análise documental (Lüdke e André, 1986) para examinar, dentre outros documentos, o relatório de conclusão do Programa, elaborado pelo supervisor, autor deste trabalho. A análise revelou que as atividades desenvolvidas, ao longo do PIBID, fomentaram as três dimensões consideradas neste estudo, quais sejam: a formação continuada, a interdisciplinaridade e a relação teoria-prática. Os resultados sugerem que o programa ampliou a interlocução entre a universidade e a escola-campo, contribuindo para a qualidade da formação docente de todos os envolvidos no programa, sejam eles os IDs e os docentes, coordenadores e supervisores.

Biografia do Autor

Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora e Professora de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Rodrigues, E. de A. S. (2024). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA: O OLHAR DO PROFESSOR SUPERVISOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 977–997. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14820