CONTRIBUIÇÕES DO PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA: O OLHAR DO PROFESSOR SUPERVISOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14820Palavras-chave:
Formação continuada. Interdisciplinaridade. Teoria- prática. PIBID.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e a qualificação de conhecimentos adquiridos com as formações docentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência–PIBID, subprojeto interdisciplinar História e Geografia com enfoque nas relações étnico-raciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, entre dezembro de 2022 e abril de 2024. Utilizou-se, como procedimento metodológico, a análise documental (Lüdke e André, 1986) para examinar, dentre outros documentos, o relatório de conclusão do Programa, elaborado pelo supervisor, autor deste trabalho. A análise revelou que as atividades desenvolvidas, ao longo do PIBID, fomentaram as três dimensões consideradas neste estudo, quais sejam: a formação continuada, a interdisciplinaridade e a relação teoria-prática. Os resultados sugerem que o programa ampliou a interlocução entre a universidade e a escola-campo, contribuindo para a qualidade da formação docente de todos os envolvidos no programa, sejam eles os IDs e os docentes, coordenadores e supervisores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY