CONHECIMENTOS SOBRE NEUROEDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação. Pedagogia. Neurociências. Interdisciplinaridade. Educação Continuada.Resumo
A neuroeducação é um campo de estudo interdisciplinar que busca integrar conhecimentos da neurociência com práticas educacionais, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo discute a importância da neuroeducação para os professores da educação infantil, destacando os benefícios e desafios enfrentados por esses profissionais. A partir de uma revisão bibliográfica, são apresentadas estratégias e desafios para a aplicação dos princípios da neurociência e da neuroeducação, visando potencializar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças em idade escolar. Entre os desafios, destacam-se, a falta de capacitação profissional sobre neuroeducação, a persistência das práticas pedagógicas tradicionais e os obstáculos institucionais e culturais. As estratégias incluem formação continuada dos professores, adaptação de práticas pedagógicas e superação de obstáculos institucionais tradicionais. Conclui-se que a integração dos princípios da neuroeducação na prática pedagógica emerge como uma ferramenta complementar no sentido de promover um ensino mais abrangente e inclusivo, a partir do enfrentamento dos desafios e aproveitando as oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.
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