INTERNET E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE

Autores

  • Clarissa Peres Fontana Faculdade de Carapicuíba- SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1753

Palavras-chave:

Celular. Tecnologia. Pandemia. Educação.

Resumo

Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica este artigo analisa o uso da internet na educação por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A evolução das tecnologias relacionadas a comunicação, e as próprias redes de comunicação, permitem a troca de mensagens de forma instantânea e aproxima realidades permitindo diferentes usos. Um destes usos é na educação, dentro do contexto da atual pandemia do novo coronavírus. Situações como a atual emergência sanitária ou como o desastre ambiental ocorrido no Líbano em 2019 impulsionaram o uso das redes sociais e aplicativos de comunicação em diferentes formas. No caso do Líbano, um desastre ambiental impediu as aulas presenciais fazendo com que as escolas e educadores buscassem alternativas para continuar com as aulas de forma remota. No caso da pandemia do novo coronavírus, novas alternativas pedagógicas foram buscadas para também continuar o ensino remoto. Neste sentido, explorar estas formas na educação pode ser oportuno ao processo pedagógico. Entretanto, este uso das tecnologias na escola e nas salas de aula deve ser mediado pelo objetivo educacional. A tecnologia que apresenta recursos de entretenimento também oferece subsídios para o processo de ensino-aprendizagem. A experiência do Líbano com o WhatsApp, analisada neste artigo, revela os processos necessários para o uso pedagógico como o conhecimento do aplicativo, adaptação e o necessário acompanhamento por parte dos educadores.  No fim deste artigo também há uma reflexão sobre o uso da tecnologia na realidade social dos alunos e das escolas, bem como suas limitações e deficiências. Outrossim, a tecnologia se apresenta como uma ferramenta pedagógica para a escola contemporânea em situações de crise ou não.

Biografia do Autor

Clarissa Peres Fontana, Faculdade de Carapicuíba- SP

Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial pela Faculdade de Carapicuíba. E-mail: clarissa.fontana@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Fontana, C. P. . (2021). INTERNET E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1120–1135. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1753