SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES EM SERVIÇOS DE ESCOLA INTEGRAL

Autores

  • Rosemary Ferreira
  •  Diogenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4750

Palavras-chave:

Enfermagem em emergência. Burnout profissional. Condições de trabalho.

Resumo

O termo Burnout foi utilizado pela primeira vez publicamente por Maslach, no congresso Anual da Associação Americana de Psicologia, em 1997. Esta síndrome manifesta-se com base nos sintomas específicos e pode ser desenvolvida pela sobrecarga crônica de estresse laboral e concebida com um construto que abrange três fatores: exaustão emocional, despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Acomete profissionais cuja atividade requeira contato direto com o público, cuja tarefa envolve uma atenção intensa e prolongada a pessoas que estão em situação de necessidade ou dependência. Diante do exposto, o presente artigo objetivou identificar os fatores desencadeadores da síndrome de burnout em professores de escola integral. Este estudo integrativo, retrospectivo com abordagem quantitativa no qual foram pesquisados artigos relativos a professores do setor de escola com acometimentos para a síndrome de burnout. A presente investigação trata-se de uma revisão de literatura nos principais sites de busca acadêmica. Os principais achados dessa pesquisa foram referentes aos fatores desencadeadores da Síndrome de Burnout em enfermeiro dos serviços de escola integral e podemos afirmar que características pessoais não são por si mesmas desencadeantes da síndrome de burnout, mas facilitadoras ou inibidoras da ação dos agentes estressores. Neste estudo conclui-se que a síndrome de burnout, pode estar mais relacionado com fatores organizacionais do que com outros fatores pessoais, apontando que a síndrome se desenvolve em decorrência de um somatório de fatores, estes fatores afirmam que as condições ou ambiente de trabalho, são responsáveis pela emergência dos sintomas da síndrome de burnout.

Biografia do Autor

Rosemary Ferreira

Graduate in pedagogy.

 

 Diogenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Biology from UFPE. Graduated in Biology from UFPE E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Ferreira, R. ., & Coutinho, DiogenesJ.G. (2022). SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES EM SERVIÇOS DE ESCOLA INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1648–1658. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4750