A LÓGICA NO CONTEXTO DA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Autores

  • Alva Rosa Lana Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Rosa Mendonça de Brito Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Oliveira Moraes Marquez Universidade Federal do Amazonas
  • Bárbara Castro Lapa Universidade Federal do Amazonas
  • Jucimara Canto Gomes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4037

Palavras-chave:

Lógica. Pesquisa Científica. Abordagem metodológica.

Resumo

A proposta precípua deste artigo é mostrar a importância da Lógica no contexto da pesquisa científica por meio de cinco sessões, a saber: Contextualização da Lógica; A importância do raciocínio lógico para o ser humano; Um olhar para a gênese da lógica segundo Heráclito e Parmênides; A Lógica Formal; A Lógica Dialética. A composição das sessões deste estudo caminham para o tratamento da Lógica como o estudo do raciocínio, ou seja, dos sistemas que definem como pensar de forma mais crítica no que diz respeito a opiniões, inferências e argumentos, conduzindo à produção de sentido ao pensamento. Para tanto, foi realizada uma sistematização que evidenciou a contextualização da Lógica, bem como a relevância da mesma para a vida do ser humano, além dos encaminhamentos da Lógica Dialética nesse processo.

Biografia do Autor

Alva Rosa Lana Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora, vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia, da Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Licenciatura de Matemática, especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente está lotada na Coordenadoria Regional de Educação de São Gabriel da Cachoeira da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas

Rosa Mendonça de Brito, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutora na área de Filosofia da Educação junto ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora pesquisadora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Associação Francofone de Pesquisa em Educação.

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas.  e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Professora Adjunto nível IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.  ORCID - https://orcid.org/0000-0001-8781-5349.

Bárbara Castro Lapa, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professora de Biologia/Ciências na rede pública de ensino do Amazonas (SEDUC-AM), no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Jacira Caboclo.

Jucimara Canto Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Educação (UFAM). Especialização em Tecnologia Educacional (UFAM). Especialização em Design Instrucional (IDI).  Especialização em Formação e Gestão em Educação a Distância (UNIP). Licenciatura em Pedagogia pela (UFAM). Atua como Pedagoga na Coordenação de Educação a Distância do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta CEPAN-SEDUC/Manaus. Participa do Grupo de pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Cultura na Educação Presencial e a Distância. Líderes: Zeina Rebouças Corrêa Thomé e Luiz Carlos Cerquinho de Brito. Experiência em Docência Superior como Professora Substituta no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ/UFAM e PARFOR. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0751124082793845. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8166-3436

 

Downloads

Publicado

2022-02-08

Como Citar

Vieira, A. R. L. ., Brito, R. M. de ., Marquez, S. O. M. ., Lapa, B. C. ., & Gomes, J. C. . (2022). A LÓGICA NO CONTEXTO DA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1730–1746. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4037