POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Sandy Bastos Borges Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Oliveira Moraes Marquez Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19496

Palavras-chave:

Preservação digital. Documentos eletrônicos. Bibliotecas. Política institucional.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as políticas de preservação de documentos digitais adotadas por bibliotecas, considerando os desafios impostos pela obsolescência tecnológica, diversidade de formatos e necessidade de acesso contínuo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de levantamento bibliográfico e documental, com o intuito de mapear as estratégias e diretrizes implementadas por essas instituições. A análise revelou que, embora existam iniciativas alinhadas a modelos internacionais como o OAIS, muitas bibliotecas ainda enfrentam dificuldades quanto à estrutura técnica, capacitação de pessoal e recursos financeiros. As práticas mais identificadas foram a migração de formatos, replicação geográfica, uso de metadados e emulação, todas visando assegurar a integridade e autenticidade dos documentos. Contudo, a aplicação efetiva dessas estratégias ainda requer investimentos e planejamento contínuo. O estudo concluiu que a cooperação interinstitucional e o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain, representam caminhos promissores para o fortalecimento das políticas de preservação digital no cenário biblioteconômico.

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Biografia do Autor

Sandy Bastos Borges , Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em educação,  Universidade Federal do Amazonas. 

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Borges , S. B., & Marquez, S. O. M. (2025). POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7513–7523. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19496