RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BIBLIOTECA PÚBLICA DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19899Palavras-chave:
Biblioteca pública. Formação profissional. Transtorno do espectro Autista. estágio supervisionado.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do estágio supervisionado obrigatório realizado por uma discente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em uma biblioteca pública no estado do Acre. A partir da experiência desenvolvida na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos. Teve como objetivo relatar as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no contexto acadêmico e profissional, com ênfase nas questões de inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi qualitativa, bibliográfica e descritiva, estruturando a narrativa em dois eixos: o acolhimento inicial e as adversidades superadas no estágio. Os resultados revelam a importância das bibliotecas como espaços de formação humanizada, destacando a necessidade de ambientes acolhedores e inclusivos para pessoas atípicas. A experiência traz como resultado a importância do papel social das bibliotecas na promoção da equidade, do acesso à informação e da valorização da diversidade no âmbito da Biblioteca.
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