A CONDIÇÃO DA PESSOA HUMANA NO ENVELHECER

Autores

  • Rosa Mendonça de Brito Universidade Federal do Amazonas– UFAM
  • Gisele de Brito Braga Secretaria de Educação e Desportos do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6628

Palavras-chave:

História. Velhice. Biológico. Social. Cultural.

Resumo

O trabalho tem sustentação em pesquisa teórica orientada pelos fundamentos da fenomenologia e como objetivo mostrar as percepções e compreensões sobre a velhice, ao longo da história, a partir das descrições do fenômeno velhice colhidas em diversos autores que tratam da questão. O olhar dirigido pela interrogação possibilitou destacar as unidades ou núcleos de significados que expressam as experiências vividas através de sistemas constituídos que deixaram a marca do sentido percebido pelas pessoas e, ao mesmo tempo, a marca da história e da cultura, trazendo à luz a questão da velhice como fato biológico, social e cultural, vivenciado em todos os tempos e espaços, independentemente da vontade humana; assim como mostrar que a condição dos velhos não foi e não é a mesma em toda parte e nem em todas as épocas, porque: nascer, crescer, envelhecer e morrer tem a ver com o ciclo da vida próprio do homem e dos demais seres vivos. Com amparo teórico, especialmente em Simone de Beauvoir e Cícero, pruramos demonstrar que o percurso dessa faixa etária, até a sua afirmação no imaginário cultural, está associada a momentos históricos, culturas, saberes médicos, movimentos políticos e interesses distintos, intimamente relacionados com o processo de ordenamento social e que por ser o resultado do prolongamento de um processo, uma realidade que transcende a história vivida de forma variável, conforme contexto social, a velhice só pode ser compreendida em sua totalidade, ou seja, com suas peculiaridades biológicas, psicológicas e sociais que modificam a relação do indivíduo com o tempo, com o mundo e com a sua própria história.

Biografia do Autor

Rosa Mendonça de Brito, Universidade Federal do Amazonas– UFAM

Professora do DTF/FACED/UFAM- Universidade Federal do Amazonas. Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho – RJ. E-mail: rosa.m.brito@uol.com.br.

Gisele de Brito Braga, Secretaria de Educação e Desportos do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Psicóloga da Secretaria de Educação e Desportos do Amazonas.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Brito, R. M. de ., & Braga, G. de B. . (2022). A CONDIÇÃO DA PESSOA HUMANA NO ENVELHECER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6628

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)