INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA DO IFAC - CAMPUS RIO BRANCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19263

Palavras-chave:

Biblioteca. Inclusão. IFAC. Acessibilidade. Pessoa com deficiência.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as condições de acessibilidade e inclusão para usuários com deficiência na Biblioteca do IFAC. Logo, a investigação permitiu identificar as barreiras, as adaptações que beneficiem os usuários deste espaço. Os procedimentos de pesquisa são bibliográficos, observação pesquisa de campo e análise de conteúdo. Dessa forma, após a observação de todo o espaço, juntamente com a revisão da literatura, dedicamos a analisar a produção de dados baseando-se nos critérios legais que orientam um espaço bibliotecário inclusivo e acessível. As técnicas de interpretação e análise dos dados estão fundamentadas na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos apontam para uma necessidade de adequação em alguns aspectos de acessibilidade para os usuários com deficiência. Esta pesquisa possibilitou reflexões futuras sobre melhorias tanto no espaço físico e arquitetônico quanto na comunicação e no acesso à informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Caroline de Lima Silva, Universidade Federal do Amazonas

Bacharelanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Orientadora.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Silva, C. C. de L., & Marquez, S. O. M. (2025). INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA DO IFAC - CAMPUS RIO BRANCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3482–3500. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19263