CIDADES INTELIGENTES: SMART ENVIRONMENT E SMART LIVING NA ANÁLISE E GESTÃO DE INFORMAÇÕES PLUVIOMÉTRICA E MORFOMÉTRICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA COM USO DA DESIGN SCIENCE COMO METODOLOGIA

Autores

  • José Valdeci Cardoso Universidade Fernando Pessoa- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5003

Palavras-chave:

Dados Pluviométricos e Morfometricos da Sub-bacia. Cidades Inteligentes. Design Science. Design Science Research. Gestão da informação. Modelo de gestão da informação.

Resumo

O artigo apresenta uma metodologia de pesquisa cientifica na área da Ciência da Informação, tendo o problema da escassez hídrica que ocorreu nos anos de 2016 , 2020 e 2021 na Sub-bacia do rio queima pé que abastece a cidade de Tangara da Serra, Estado de Mato Grosso, Brasil, como base para contextualizar a base metodológica da design Science e design Science Research para o campo da Ciência da Informação como método adotado, que se mostrou mais adequado na missão de caráter prescritivo de prover subsídios para o acesso a informação de forma prática aliada a métodos de pesquisa inovadores. Dentro da linha de pesquisa da Ciência da Informação, Cidades Inteligentes, tal desenvolvimento é evolutivo e fundamental, apresentando a abordagem epistemológico-metodológica Design Science Research (DSR) no contexto de pesquisas em Informática na área da Ciência da Informação, aplicada na área de cidade inteligentes para a resolução do problema com a produção de artefato, respeitando os conceitos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa robusta e relevante.

Biografia do Autor

José Valdeci Cardoso, Universidade Fernando Pessoa- Portugal

Doutorando em ciências da informação na Universidade Fernando Pessoa, Porto- Portugal. E-mail: jafacardoso@gmail.com. Feliz Alberto Ribeiro Gouveia PHD. Professor Orientador- Professor associado com agregação da Universidade Fernando Pessoa.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Cardoso, J. V. . (2022). CIDADES INTELIGENTES: SMART ENVIRONMENT E SMART LIVING NA ANÁLISE E GESTÃO DE INFORMAÇÕES PLUVIOMÉTRICA E MORFOMÉTRICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA COM USO DA DESIGN SCIENCE COMO METODOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 80–100. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5003