A EVOLUÇÃO DO JUDICIÁRIO RORAIMENSE COM O USO DE BUSINESS INTELIGENCE

Autores

  • Alexandre Guilherme Lopes Filho Tribunal de Justiça do Estado de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.597

Palavras-chave:

Unificação. Judiciário Roraimense. TJRR. BI.

Resumo

O presente artigo científico de pesquisa de campo vem demonstrar a evolução do Judiciário Roraimense com o uso de Business Inteligence (BI). Interesse despertado pelo autor ao cursar disciplinas de pós-graduação, em conferir os casos de sucesso com dados no seu ambiente de trabalho, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR). Durante conversa com analistas judiciários de tecnologia da informação sobre obtenção de dados em bases diferentes, foi informado que as consolidações eram realizadas de forma manual e que a partir de 2012 com a criação da Base Processual Unificada (BPU), permitiu que o Tribunal conseguisse, extrair informações consolidadas de todas as Unidades Judiciais, desde sua criação, passando de penúltimo colocado no ranking dos Tribunais de pequeno porte, para constar entre os primeiros e alcançar o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-JUS) em 100% pela 5.ª vez consecutiva. Em sua evolução contínua, o TJRR está na fase de construção de uma fonte de dados para facilitar o acesso de todas as unidades judiciárias. A criação de painéis inteligentes proverá o cruzamento de informações para que se faça uma análise preditiva mais eficaz, principalmente no que diz respeito à inteligência corporativa.

 

 

Biografia do Autor

Alexandre Guilherme Lopes Filho, Tribunal de Justiça do Estado de Roraima

Formação em Gestão em Sistemas de Informação (2006) pelas Faculdades Cathedral, Boa Vista-RR; Especialização em Governança de TI (2013), SENAC-RR; Especialização em Sistema de Apoio a Tomada de Decisão - BI (2020), Claretiano Centro Universitário EAD. concursado na área de TI do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima desde JAN/2003, atualmente lotado no Setor de Apoio a Tomada de Decisão. Email: alexandre_guilherme_rr@hotmail.com.

.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Lopes Filho, A. G. (2021). A EVOLUÇÃO DO JUDICIÁRIO RORAIMENSE COM O USO DE BUSINESS INTELIGENCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 34. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.597