O USO DO CHATGPT E OUTRAS IAS GENERATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • José Marcelo Melo Magalhães Faculdade Catedral
  • Johann Early Torres de Alcântara IFPB
  • Antonio Marcos Leite Cavalcante UEMA
  • Angelo  Justino Pereira IFPB
  • Leandro Soares Machado UEPG
  • Andreia Vanessa de Oliveira UEPG
  • Javan Ferreira PUC https://orcid.org/0009-0008-5476-6550
  • Meiry Cristiane Richil de Carvalho Universidade Estadual de Roraima
  • Jarkleydson Alex Alves de Moura Silva Centro de Ensino Superior de Arcoverde
  • Cristina Pereira da Silva Sousa Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27075

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. ChatGPT. Engajamento. Aprendizagem. Educação Básica.

Resumo

Este artigo analisa o uso do ChatGPT e de outras Inteligências Artificiais generativas como ferramentas de engajamento na aprendizagem escolar, com foco na Educação Básica. Parte-se da compreensão de que as transformações tecnológicas contemporâneas têm reconfigurado práticas pedagógicas, modos de ensinar e formas de produção do conhecimento. Nesse contexto, discute-se como tais tecnologias podem contribuir para o aumento do interesse, da participação e da autonomia dos estudantes, considerando a necessidade de mediação docente crítica e intencionalidade pedagógica. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza teórico-reflexiva, articulando revisão de literatura recente com análise das potencialidades, limites e implicações éticas do uso da IA no contexto educacional. Os resultados indicam que o uso pedagógico do ChatGPT e de outras IAs generativas pode favorecer práticas mais interativas, personalizadas e participativas, desde que integrado a estratégias que promovam o pensamento crítico, a autoria e a reflexão sobre o uso das tecnologias. Conclui-se que a IA generativa, quando utilizada de forma consciente e mediada, pode atuar como aliada no processo de ensino e aprendizagem, ampliando o engajamento dos estudantes sem substituir o papel do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Melo Magalhães, Faculdade Catedral

Pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática, Faculdade Catedral, de Valparaíso – Goiás.

Johann Early Torres de Alcântara, IFPB

Especialização IFPB.

Antonio Marcos Leite Cavalcante, UEMA

Mestrado profissional em Matemática, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Cidade e Estado: Alto Alegre do Pindaré, Maranhão. 

Angelo  Justino Pereira, IFPB

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT),Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB .  

Leandro Soares Machado, UEPG

Mestrando em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Andreia Vanessa de Oliveira, UEPG

Mestra em Ciências Sociais Aplicadas,Ponta Grossa – PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Javan Ferreira, PUC

Mestrando em Ciência da Religião, PUC-SP; Especialista em Psicopedagogia, Licenciado em Pedagogia e Sociologia. 

Meiry Cristiane Richil de Carvalho, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Agroecologia, Universidade Estadual de Roraima.

Jarkleydson Alex Alves de Moura Silva, Centro de Ensino Superior de Arcoverde

Pós-Graduando em Ensino de Matemática. Centro de Ensino Superior de Arcoverde.

Cristina Pereira da Silva Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Especialização UEMA- Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2026-06-03

Como Citar

Magalhães, J. M. M., Alcântara, J. E. T. de, Cavalcante, A. M. L., Pereira, A. J., Machado, L. S., Oliveira, A. V. de, … Sousa, C. P. da S. (2026). O USO DO CHATGPT E OUTRAS IAS GENERATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27075