A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Leandra de Souza Alves
  • Cledir Rocha Pereira
  • Daniele Raimundo dos Anjos
  • Maria de Fátima Gomes Passos
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2513

Palavras-chave:

Jogos pedagógicos. Processo de alfabetização. Leitura e escrita.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização. Investigando as concepções que os educadores têm a respeito desses recursos para a aquisição da leitura e escrita. A pesquisa foi realizada em duas escolas Municipais, e teve como contribuintes quatro professoras. No qual utilizei uma pesquisa de cunho qualitativa, que comprovei que os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento e a formação da aquisição do processo de leitura e escrita. Os resultados apontaram que os jogos contribuem de forma satisfatória para o processo de alfabetização, que essa prática quando inserida na sala de aula estimula o conhecimento, incorporando a comunicação. E o desenvolvimento saudável e construtivo ocorre entre os sujeitos, e com isso viabilizando a convivência em equipe.

Biografia do Autor

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em biologia pela UFPE. Professor da Faculdade Alpha e Unibra. Orientador de dissertações e teses. E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Alves, L. de S. ., Pereira, C. R. ., Anjos, D. R. dos ., Passos, M. de F. G. ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 595–611. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2513