A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENRIQUECIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Cíntia Kelle Ferreira dos Santos FAESC
  • Dayane Ramos da Silva FAESC
  • Marilene Luiza das Neves Santana FAESC
  • Davi Libânio de Mélo UFA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22087

Palavras-chave:

Tecnologia. Formação continuada. Anos iniciais. Aprendizagem.

Resumo

O referido artigo tem como objetivo investigar a importância dos recursos tecnológicos para o enriquecimento da aprendizagem nos anos iniciais. Sendo assim, o trabalho investigou que uma escola aberta ao uso da tecnologia, assim como profissionais habilitados a utilizá-la é comprovada no resultado da aprendizagem significativa do aluno no ambiente escolar, tendo em vista que as contribuições são positivas tanto em termos internos como externos. Objetivou-se identificar como a falta da implementação da tecnologia e manejo do uso tecnológico tem afetado o propósito da educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa realizada em uma escola de campo sendo da rede pública nomeada (EM) do município de Escada, localizada no centro da cidade do Escada. Tendo como sujeitos da pesquisa dois professores chamados P1 e P2 e um gestor chamado de GE. O resultado da pesquisa foi confirmado de acordo com a hipótese uma vez que os entrevistados concordaram que a falta de investimento em tecnologia nas escolas como também a falta de uma formação para manusear tais recursos digitais nas aulas interfere na aprendizagem e na didática do professor, trazendo resultados negativo na aprendizagem. O presente artigo fundamenta-se nas considerações de Adão (2023, p.7) o qual enfatiza que a temática da tecnologia deve ser devidamente valorizada pelos diferentes segmentos sociais, incluindo a sociedade, o município, escola e professores do estado de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Kelle Ferreira dos Santos, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Dayane Ramos da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Marilene Luiza das Neves Santana, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Davi Libânio de Mélo, UFA

Orientador. Doutor em ciências da educação- UFA/2023.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Santos, C. K. F. dos, Silva, D. R. da, Santana, M. L. das N., & Mélo, D. L. de. (2025). A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENRIQUECIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2362–2381. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22087