VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO CURSO DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: AVANÇOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22474Palavras-chave:
Escola. Formação continuada. Professor. Estudante. Aprendizagem.Resumo
Esta pesquisa apontou como objetivo geral averiguar de que maneira as vivências e reflexões no curso de escola em tempo integral fortalece o ensino aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE. Assim, a escola em tempo integral busca garantir não apenas o acesso, mas também a permanência com qualidade, assegurando o direito à aprendizagem em todas as suas dimensões cognitivas, sociais, culturais, éticas e emocionais. A metodologia deste estudo adotou uma abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, a pesquisa tem caráter descritivo e interpretativo, uma vez que buscou compreender as percepções de cursistas sobre o Curso De Escola Em Tempo Integral. A escolha dessa abordagem justifica-se pela necessidade de valorizar as experiências, reflexões e significados atribuídos pelos participantes em relação à formação. Observou-se que os educadores reconhecem a importância da formação continuada como espaço de reflexão, construção coletiva e ressignificação da prática pedagógica. No entanto os resultados apontaram a necessidade de maior aprofundamento nos conteúdos, metodologias mais dinâmicas e ferramentas que facilitem a interação e a acessibilidade. Esses apontamentos reforçam a ideia de que a formação docente deve ser contínua, contextualizada e comprometida com a realidade de cada escola, onde a diversidade cultural, social e geográfica impõe desafios específicos à implementação de políticas educacionais. Portanto, este estudo reafirma que avançar na construção de uma educação mais inclusiva e significativa exige compromisso, articulação e investimento contínuo. Torna-se essencial que as experiências formativas sejam aprimoradas, que a gestão escolar se fortaleça e que as condições estruturais e pedagógicas sejam continuamente avaliadas.
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