O PAPEL DA CULTURA NA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22044

Palavras-chave:

Cultura. Educação Inclusiva. Diversidade Cultural. Paulo Freire. Educação para Todos. Equidade. Cidadania.

Resumo

O artigo O papel da cultura na efetivação da Educação para Todos discute a importância da cultura como elemento central para a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. A partir de uma revisão teórica que abrange autores como Paulo Freire, Vygotsky, Candau e Mantoan, o texto defende que a cultura não deve ser tratada como um complemento da prática pedagógica, mas como sua essência. A educação, para ser universal e de qualidade, precisa reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos estudantes, rompendo com modelos homogêneos e excludentes. São abordadas as relações entre cultura e aprendizagem, a intersecção entre diversidade cultural e educação inclusiva, além da perspectiva da educação crítica como caminho para a emancipação social. O estudo conclui que a efetivação da Educação para Todos depende da construção de escolas culturalmente sensíveis, capazes de promover o diálogo, o respeito às diferenças e a formação de sujeitos críticos e participativos. Ademais, enfatiza-se que a incorporação da dimensão cultural nas políticas educacionais e nos currículos é um passo indispensável para superar desigualdades históricas e garantir o direito à educação de qualidade para todos. Dessa forma, a valorização da cultura representa não apenas um princípio pedagógico, mas também um compromisso ético e social com a equidade e a cidadania.

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Biografia do Autor

Jhenifer Jacira Gouvea Freire, Faculdade Futura

Graduanda em pedagogia Faculdade Futura.

Lorena Veloso Torres, Faculdade Futura

Graduanda em pedagogia Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria Uniasselvi, Mestrado em Administração (UNIMEP).

Ariane Nogueira de Lima, Faculdade Futura

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Futura (2017), Bacharel em Administração pela Faculdade Futura (2025) e Pós-graduada em Departamento pessoal e relações trabalhistas pelo Centro Universitário Faveni – UNIFAVENI, graduanda em Ciências Contábeis (Faculdade Futura).

Viviane Cristina de Souza, Faculdade Futura

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Freire, J. J. G., Torres, L. V., Silva, S. D. da, Lima, A. N. de, Souza, V. C. de, & Oliveira, E. A. de. (2025). O PAPEL DA CULTURA NA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA TODOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2301–2313. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22044