O PAPEL DA CULTURA NA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22044Palavras-chave:
Cultura. Educação Inclusiva. Diversidade Cultural. Paulo Freire. Educação para Todos. Equidade. Cidadania.Resumo
O artigo “O papel da cultura na efetivação da Educação para Todos” discute a importância da cultura como elemento central para a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. A partir de uma revisão teórica que abrange autores como Paulo Freire, Vygotsky, Candau e Mantoan, o texto defende que a cultura não deve ser tratada como um complemento da prática pedagógica, mas como sua essência. A educação, para ser universal e de qualidade, precisa reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos estudantes, rompendo com modelos homogêneos e excludentes. São abordadas as relações entre cultura e aprendizagem, a intersecção entre diversidade cultural e educação inclusiva, além da perspectiva da educação crítica como caminho para a emancipação social. O estudo conclui que a efetivação da Educação para Todos depende da construção de escolas culturalmente sensíveis, capazes de promover o diálogo, o respeito às diferenças e a formação de sujeitos críticos e participativos. Ademais, enfatiza-se que a incorporação da dimensão cultural nas políticas educacionais e nos currículos é um passo indispensável para superar desigualdades históricas e garantir o direito à educação de qualidade para todos. Dessa forma, a valorização da cultura representa não apenas um princípio pedagógico, mas também um compromisso ético e social com a equidade e a cidadania.
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