EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEBATE ENTRE A NORMATIZAÇÃO IDEAL E OS DESAFIOS COTIDIANOS DA ESCOLA

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Miltiane Ferreira da Silva Must University
  • Nilcéia Neuburger Must University
  • Rosangela Pinheiro Barpi Must University
  • Rosangela Bison Savaris Must University
  • Silvanete Cristo Viana FICS
  • Thais Isabel Pilatti Pasin Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20406

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Políticas públicas. Escola. Normatização. Desigualdades.

Resumo

A presente pesquisa discute os tensionamentos entre a normatização legal da educação inclusiva no Brasil e os desafios enfrentados cotidianamente pelas escolas na efetivação dessas políticas. A legislação brasileira apresenta diretrizes progressistas, comprometidas com o direito de todos à educação, mas a realidade escolar ainda revela resistências, lacunas na formação docente, ausência de recursos e invisibilização de sujeitos com deficiência e outros marcadores de diversidade. O estudo parte de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base em autores como Mantoan (2015), Carvalho (2021), Marcondes e Pereira (2023), Martins e Pieczkowski (2024), Oliveira e Trentin (2024) e Silva et al. (2023), seguindo as diretrizes metodológicas de Siena et al. (2024) e Almeida (2021). Os dados apontam que, para além do cumprimento formal das normas, é necessário repensar as práticas pedagógicas, os modelos de avaliação e as estruturas institucionais a partir de princípios de equidade, justiça social e escuta ativa. A pesquisa conclui que a efetividade da inclusão escolar depende do enfrentamento das desigualdades estruturais e da construção coletiva de uma cultura institucional de acolhimento, flexibilidade curricular e respeito às singularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Miltiane Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Nilcéia Neuburger, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rosangela Pinheiro Barpi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rosangela Bison Savaris, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, FICS

Mestranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Thais Isabel Pilatti Pasin, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Silva, M. F. da, Neuburger, N., Barpi, R. P., Savaris, R. B., Viana, S. C., & Pasin, T. I. P. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEBATE ENTRE A NORMATIZAÇÃO IDEAL E OS DESAFIOS COTIDIANOS DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1972–1981. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20406