TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18979Palavras-chave:
Tecnologias assistivas. Educação inclusiva. Deficiência. Formação docente. Políticas públicas.Resumo
Este estudo investigou o impacto das Tecnologias Assistivas (TAs) na promoção da educação inclusiva, com foco na implementação dessas ferramentas na Escola Municipal Professora Maria Rosalina de Oliveira Pinho, em Itapiranga-AM. O objetivo principal foi analisar como as TAs contribuem para a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental, além de identificar os desafios enfrentados pelos educadores e as oportunidades proporcionadas por essas tecnologias. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante, entrevistas com professores e análise documental sobre a aplicação das TAs na escola. Os resultados indicam que, apesar dos avanços no processo de inclusão escolar, ainda persistem dificuldades relacionadas à falta de capacitação contínua dos docentes e à escassez de recursos tecnológicos. No entanto, as TAs demonstraram eficácia em facilitar o acesso ao conteúdo curricular, promover a autonomia dos alunos e melhorar suas interações sociais. Constatou-se que a implementação dessas tecnologias contribui positivamente para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos com deficiência. A pesquisa destaca a importância de políticas públicas que incentivem a formação contínua dos professores e a ampliação do acesso às tecnologias no contexto escolar. Como sugestão para futuras investigações, recomenda-se o aprofundamento sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva e o estudo das novas tecnologias emergentes para a educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY