TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UMA ABORDAGEM PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18979

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Educação inclusiva. Deficiência. Formação docente. Políticas públicas.

Resumo

Este estudo investigou o impacto das Tecnologias Assistivas (TAs) na promoção da educação inclusiva, com foco na implementação dessas ferramentas na Escola Municipal Professora Maria Rosalina de Oliveira Pinho, em Itapiranga-AM. O objetivo principal foi analisar como as TAs contribuem para a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental, além de identificar os desafios enfrentados pelos educadores e as oportunidades proporcionadas por essas tecnologias. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante, entrevistas com professores e análise documental sobre a aplicação das TAs na escola. Os resultados indicam que, apesar dos avanços no processo de inclusão escolar, ainda persistem dificuldades relacionadas à falta de capacitação contínua dos docentes e à escassez de recursos tecnológicos. No entanto, as TAs demonstraram eficácia em facilitar o acesso ao conteúdo curricular, promover a autonomia dos alunos e melhorar suas interações sociais. Constatou-se que a implementação dessas tecnologias contribui positivamente para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos com deficiência. A pesquisa destaca a importância de políticas públicas que incentivem a formação contínua dos professores e a ampliação do acesso às tecnologias no contexto escolar. Como sugestão para futuras investigações, recomenda-se o aprofundamento sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva e o estudo das novas tecnologias emergentes para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro Reis, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação, Christian Business School (CBS)- USA.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

Reis, M. R., & Coutinho, D. J. G. (2025). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UMA ABORDAGEM PRÁTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 01–22. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18979