O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18209Palavras-chave:
Educação Infantil. Inclusão Escolar. Formação Docente. Tecnologias Assistivas. Avaliação Inclusiva.Resumo
Este estudo investigou o papel da Educação Infantil na construção da inclusão escolar, com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas para garantir a participação de alunos com deficiência. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica para revisar as principais teorias e práticas inclusivas na educação infantil. Foram analisados estudos e documentos sobre práticas pedagógicas, formação docente, políticas públicas e avaliação inclusiva. A pesquisa identificou que, embora haja avanços nas práticas inclusivas, as escolas ainda enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos adequados, resistência de educadores e barreiras estruturais que limitam a implementação plena da inclusão. Observou-se que a formação continuada dos professores é crucial para a adaptação do currículo e a implementação de práticas inclusivas, sendo o uso de tecnologias assistivas e a avaliação formativa fundamentais para a adaptação do ensino às necessidades dos alunos. As políticas públicas, como o “Programa Nacional de Inclusão Escolar”, foram reconhecidas como eficazes, mas necessitam de ampliação e maior eficácia. O estudo destacou a importância da atuação integrada entre docentes, gestores, famílias e profissionais de apoio para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade. Por fim, apontou-se a necessidade de mais pesquisas para aprimorar as práticas inclusivas, especialmente em relação à adaptação do currículo e ao acompanhamento contínuo dos alunos com deficiência.
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