O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Dinamar de Oliveira dos Santos Gomes Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18209

Palavras-chave:

Educação Infantil. Inclusão Escolar. Formação Docente. Tecnologias Assistivas. Avaliação Inclusiva.

Resumo

Este estudo investigou o papel da Educação Infantil na construção da inclusão escolar, com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas para garantir a participação de alunos com deficiência. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica para revisar as principais teorias e práticas inclusivas na educação infantil. Foram analisados estudos e documentos sobre práticas pedagógicas, formação docente, políticas públicas e avaliação inclusiva. A pesquisa identificou que, embora haja avanços nas práticas inclusivas, as escolas ainda enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos adequados, resistência de educadores e barreiras estruturais que limitam a implementação plena da inclusão. Observou-se que a formação continuada dos professores é crucial para a adaptação do currículo e a implementação de práticas inclusivas, sendo o uso de tecnologias assistivas e a avaliação formativa fundamentais para a adaptação do ensino às necessidades dos alunos. As políticas públicas, como o “Programa Nacional de Inclusão Escolar”, foram reconhecidas como eficazes, mas necessitam de ampliação e maior eficácia. O estudo destacou a importância da atuação integrada entre docentes, gestores, famílias e profissionais de apoio para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade. Por fim, apontou-se a necessidade de mais pesquisas para aprimorar as práticas inclusivas, especialmente em relação à adaptação do currículo e ao acompanhamento contínuo dos alunos com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinamar de Oliveira dos Santos Gomes, Universidad Tecnológica Intercontinental

Magíster en Ciencias de la Educación, Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), Paraguay.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Gomes, D. de O. dos S. (2025). O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1400–1417. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18209