O PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: O SUCESSO É PARA OS QUE SE ESFORÇAM

Autores

  • Manoel de Jesus Bastos UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18727

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Esforços. Interesse.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a importância dos esforços e comprometimentos dos alunos no processo do ensino-aprendizagem. Por se tratar de um processo transformador, entende-se que é preciso fomentação suficiente para a absorção do necessário. Alunos que não possuem apetite de aprendizagem jamais digerem o que lhes está sendo oferecido. Desprovidos de interesse e carentes de motivação, desperdiçam o tesouro mais valioso e cobiçado pela sociedade ativa, que é o conhecimento. Alunos que não valorizam a escolarização não sabem que uma formação sem qualidade proporcionará transtornos futuros. A zona de conforto poderá resultar no insucesso ou no fracasso do futuro, pois aqueles que não querem enfrentar grandes desafios e nem correr riscos, estão sujeitos a conviver com um futuro frustrado. Estudantes que apreciam o conhecimento, se esforçam pela sua busca constante, a qualquer hora, em qualquer lugar. As suas curiosidades pelas descobertas são gigantescas e ininterruptas. Não se contentam com o que absorvem, querem sempre mais. De modo óbvio, as contribuições das fontes públicas e teorias de outros autores foram interessantes para a realização deste trabalho.

Downloads

Biografia do Autor

Manoel de Jesus Bastos, UESPI

Mestre em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University, Pós-graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Teologia Hokemãh – FATEH e Graduado em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Bastos, M. de J. (2025). O PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: O SUCESSO É PARA OS QUE SE ESFORÇAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1469–1478. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18727