GESTÃO PARA A INOVAÇÃO: COMO GESTORES ESCOLARES PODEM FOMENTAR UMA CULTURA INOVADORA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18707

Palavras-chave:

Gestão. Inovação. Educação. Liderança. Criatividade.

Resumo

Este artigo examina o papel dos gestores escolares na promoção de uma cultura de inovação nas instituições de ensino, com ênfase nas estratégias que incentivam práticas pedagógicas modernas e engajadoras. A gestão escolar inovadora é crucial para adaptar o processo educativo às exigências contemporâneas, permitindo uma formação integral dos estudantes e promovendo um ambiente de aprendizado contínuo entre professores e alunos. Com base na literatura brasileira, este estudo destaca métodos de gestão que promovem um ambiente de colaboração, autonomia, e criatividade, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes e atrativas.

 

Downloads

Biografia do Autor

Patrícia Stein Graeff, Christian Business School

Curso Doutorado em Ciências da Educação na Instituição Christian Business School. Mestre em Letras- Estudos Línguísticos pela Universidade de Passo Fundo, Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Salvatoriana. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Gestão de equipes. Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Pós-graduada em Supervisão - Gestão e Orientação Escolar, Metodologias ativas de aprendizagem, Liderança e desenvolvimento de equipes, MBA em Desenvolvimento de Pessoas, Direitos Humanos, Processos de aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização e Psicologia da Educação. Pós-graduada em Teologia Religiosa, Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Lideranças Salvatorianas.

Diógenes Gusmão, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Graeff, P. S., & Gusmão, D. (2025). GESTÃO PARA A INOVAÇÃO: COMO GESTORES ESCOLARES PODEM FOMENTAR UMA CULTURA INOVADORA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1238–1246. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18707