CONSULTORIA INTERNA EM GESTÃO DE PESSOAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL

Autores

  • Maria de Fátima Carneval Costa Veni Creator University;
  • Marcia de Morais Nunes Machado Veni Creator University
  • Ana Rita Moreira Carvalho Barros Veni Creator University
  • Eliseu Magno Silva Carneiro Centro Universitário UNIFG/PE
  • Everson Vagner de Lucena Santos Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13269

Palavras-chave:

Consultoria Interna. Gestão de pessoas. Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Bem-estar.

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência sobre a prática de Consultoria Interna em Gestão de Pessoas, desenvolvida em uma Instituição do Poder Judiciário Estadual. Aborda processos capazes de auxiliar no diagnóstico de necessidades e subsidiar os gestores na condução de ações relativas ao trabalho de acompanhamento funcional de Servidores públicos e gerenciamento de Equipes, bem como propor iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos Colaboradores, difundindo atenção particular às questões pertinentes à comunicação e liderança, trabalho em equipe, gestão de conflitos, criatividade e inovação, dentre outros aspectos importantes que interferem no ambiente laboral e, consequentemente, no desempenho funcional e resultados da organização. Trata-se de estudo descritivo, realizado a partir dos dados institucionais, bem como pela análise, observação e reflexão da experiência de profissionais que integram a equipe da Unidade Organizacional responsável pelo trabalho de Consultoria Interna. Durante os últimos cinco anos, foram apreciados mais de mil casos no referido Programa, que apontam os desafios e possibilidades relativas à tomada de decisões, facilitação de processos e desenvolvimento de equipes. Convém destacar os esforços pertinentes à promoção de mudanças que influenciam a política, organização, procedimentos e métodos no contexto da Gestão de Pessoas. Os resultados mostram que a prática da Consultoria Interna propicia senso de maior proximidade e ajuda a solucionar problemas complexos no ambiente de trabalho, de forma criativa e colaborativa, fortalecendo e otimizando a Gestão de pessoas e o bem-estar na esfera do Serviço Público e, consequentemente, a eficácia da prestação jurisdicional.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Carneval Costa, Veni Creator University;

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University; Especialista em Gestão e Liderança pela UFPE; Especialista em Psicologia Jurídica pela UFPE. 

Marcia de Morais Nunes Machado, Veni Creator University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University.  

Ana Rita Moreira Carvalho Barros, Veni Creator University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University.  

Eliseu Magno Silva Carneiro, Centro Universitário UNIFG/PE

Mestre em Inovação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIFG/PE. 

Everson Vagner de Lucena Santos, Veni Creator University

Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator University; Doutorando em Ciências da Saúde pela FMABC/SP; Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP. 

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Costa, M. de F. C., Machado, M. de M. N., Barros, A. R. M. C., Carneiro, E. M. S., & Santos, E. V. de L. (2024). CONSULTORIA INTERNA EM GESTÃO DE PESSOAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1786–1799. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13269