A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER, SUAS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS E A DIFICULDADE DE SUA IDENTIFICAÇÃO E PUNIÇÃO

Autores

  • Denise Gonçalves Queiroz UNIRG
  • José Augusto Bezerra Lopes UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18660

Palavras-chave:

Violência Psicológica. Punição. Identificação. Vítimas.

Resumo

Esta pesquisa aprofunda visa discutir a complexidade da violência psicológica, analisando suas diversas manifestações, impactos e as dificuldades encontradas no âmbito legal para sua identificação e punição. A pesquisa aborda as nuances da violência psicológica, desvendando seus mecanismos e consequências na vida das vítimas. Além disso, o estudo examina a legislação vigente e os desafios enfrentados para a aplicação da lei em casos de violência psicológica, considerando a natureza subjetiva das provas e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar. Por fim, o artigo apresenta propostas para aprimorar a identificação, a prevenção e o combate à violência psicológica, com o objetivo de garantir a proteção das vítimas e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Downloads

Biografia do Autor

Denise Gonçalves Queiroz, UNIRG

Acadêmica no curso de Direito, Universidade de Gurupi – UNIRG.

José Augusto Bezerra Lopes, UNIRG

Professor Orientador no curso de Direito, Universidade de Gurupi – UNIRG. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Direito Público e Direito Tributário, ambos pela UNITINS.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Queiroz, D. G., & Lopes, J. A. B. (2025). A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER, SUAS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS E A DIFICULDADE DE SUA IDENTIFICAÇÃO E PUNIÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 775–788. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18660