INSERÇÃO SOCIAL DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18240

Palavras-chave:

Disseminação. Educação Financeira. Inserção Social.

Resumo

A educação financeira é um assunto desconhecido para a maior parte da população brasileira, mesmo com uma grande porcentagem da população brasileira ser analfabeta financeiramente, o assunto ainda não é debatido como prioridade pelas autoridades políticas. A inserção social dos saberes da área da educação financeira está sendo disseminada na educação basica diversos projetos de lei estão em fase de aprovação para introdução da disciplina no ensino fundamental. O Estado de São Paulo já inseriu em sua grade de ensino o conteúdo programatico desde o ano de 2024.Esta pesquisa visa contribuir com estudantes e futuros profissionais da educação, incentivando a importância do tema para a educação e formação no processo de ensino aprendizagem desde os anos básicos, a problemática do estudo é como a inserção social através da educação financeira poderá contribuir com a diminuição do endividamento em todas as classes sociais haja vista que não é apenas as classes inferirores que possuem endividamento.Os objetivos da pesquisa é disseminar os saberes sobre educação financeira para todas classes sociais. A metodologia aplicada na pesquisa foi qualitativa com ênfase em grandes autores da área da pesquisa.

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Biografia do Autor

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente da Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis.

Danilo José Almada Barroso, Faculdade Futura

Graduado em Administração da Faculdade Futura de Votuporanga (2021) cursando MBA em Gestão Tributária (UNINASSAU), Orcid 000-0002-7187-8609

Tiago Moreno Lopes Roberto, UNIFAVENI

Graduado em Psicologia. Licenciado em Pedagogia. Especialista em Saúde Mental. Mestre em Psicologia da Saúde -FAMERP, Doutorando em Ciências da Saúde -FAMERP, Graduando em Sociologia -UNIFAVENI, Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura, Docente do Curso de Psicologia e Odontologia-UNIRP.

 

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Silva, S. D. da, Mendes, I., Oliveira, E. A. de, Mainardi, F. H. B., Marsoli, G. F., Barroso, D. J. A., & Roberto, T. M. L. (2025). INSERÇÃO SOCIAL DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2488–2504. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18240