EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AO USO DO DINHEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14580Palavras-chave:
Educação Financeira. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Base Nacional Comum Curricular.Resumo
O presente trabalho é uma abordagem sobre a temática Educação Financeira nas escolas. Sabendo-se que a Base Nacional Comum Curricular trata da importância de introduzir a Educação Financeira ainda nos anos iniciais, como um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, esse estudo tem como objetivo geral analisar e compreender as competências e habilidades dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Cariús, relacionadas ao controle de gastos, poupança, investimentos e tomada de decisões financeiras responsáveis. Assumiu-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, coletando dados em duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cariús. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado em parte dos alunos destas duas escolas e após coletadas as respostas destes, fez-se uma tabulação através de gráficos, demonstrando assim o perfil de cada aluno entrevistado. As conclusões nos dão a entender que os participantes possuem uma compreensão sobre a temática, embora muitos não vinculem ao currículo na sala de aula, o que indica a necessidade de aprimoramento e inserção de uma disciplina específica de Educação Financeira.
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