O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O USO DA PREP NO ESTADO DE SERGIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18168

Palavras-chave:

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). HIV/AIDS. Educação em Saúde. Profilaxia.

Resumo

O HIV, ou vírus da imunodeficiência humana, é responsável pela AIDS e ataca o sistema imunológico, especialmente os linfócitos T CD4+. Em 2018, foi introduzida a PrEP (profilaxia pré-exposição), uma combinação de medicamentos (tenofovir e entricitabina) que bloqueia a infecção pelo HIV, sendo eficaz para pessoas em alto risco, como homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo. A PrEP é disponibilizada gratuitamente pelo SUS, mas a prescrição por profissionais de saúde é limitada devido à falta de conhecimento e prática. Este estudo visa avaliar o conhecimento desses profissionais sobre a recomendação da PrEP, destacando a importância da adesão e da comunicação eficaz para a prevenção do HIV. A pesquisa foi realizada com médicos, enfermeiros e farmacêuticos do estado de Sergipe, no mês de setembro e outubro de 2024. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o uso da PrEP no estado de Sergipe. MÉTODOS: A pesquisa foi realizada através de um instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem ser respondidas online e sem a presença do entrevistador. Esse questionário foi aplicado através do Formulário Google, uma ferramenta digital que permite alcançar o máximo de participantes do Estado de Sergipe. RESULTADOS: No total de 54 profissionais que responderam a pesquisa 96,3% já ouviram falar sobre a PrEP, porém 61,1% responderam que não tem conhecimento suficiente para prescrever a prevenção e 81,1% responderam que precisam de treinamento para realizar a prescrição.  CONCLUSÃO:  De acordo com as respostas dos participantes, muitos profissionais sabem o que é a PrEP, mas não se sentem preparados para indicar a prevenção para os usuários por falta de conhecimento das drogas utilizadas e treinamentos para a sua utilização correta dos fármacos e suas possíveis reações adversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane de Lima Pereira Silva, Cristhian Business School

Mestranda  em Saúde Pública pela faculdade Cristhian Business School. Enfermeira.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Silva, F. de L. P., & Coutinho, D. J. G. (2025). O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O USO DA PREP NO ESTADO DE SERGIPE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1268–1281. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18168