A FARMACOTERAPIA DA AIDS E A ESTRATÉGIA DE USO DA PREP EM INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO

Autores

  • Matheus Specie de Sousa Universidade Iguaçu
  • Luciana Ferreira Mattos Colli Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3126

Palavras-chave:

HIV. PrEP. Prevenção. Antirretrovirais.

Resumo

HIV é uma sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, ele ataca o sistema imunológico, que é o responsavél por defender nosso organismo de doenças. Os linfócitos T CD4+ são as células mais atingidas. E é fazendo alteração no DNA dessas células que o HIV faz cópias de si mesmo, multiplicando-se, e rompendo os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. A infecção pelo vírus não tem cura, ainda que haja inúmeros fármacos disponíveis para combater o HIV, surge constantemente novas variantes virais resistentes aos antirretrovirais. Diferentes estratégias terapêuticas foram desenvolvidas sendo feitas combinações entre estes fármacos, na tentativa de reduzir esse problema de saúde pública. E nessas tentativas foram criados os seguintes meios de prevenção: porfilaxia-pós exposição (PEP) e a profilaxia pré-exposição (PrEP) que junto ao uso de preservativos compõem a prevenção combinada. PEP é o uso de uma medicação antirretroviral após um possível risco de contato com  o vírus. É importante que se inicie o uso desta profilaxia no máximo em até 72 horas após a possível contaminação. Já o PrEP é o uso de uma medicação antirretroviral, de maneira contínua, por pessoas soro negativas, mas que estão em situações de alto risco de infecção. O presente artigo tem como objetivo disponibilizar informações pertinentes ao assunto farmacoterapia da AIDS e esclarecer o processo detalhando as ações a serem seguidas para a disponibilização ou utilização da PrEP.

Biografia do Autor

Matheus Specie de Sousa, Universidade Iguaçu

Aluno do curso Bacharel em Farmácia da Universidade Iguaçu. E-mail: matheus.12.specie@gmail.com     

Luciana Ferreira Mattos Colli, Universidade Iguaçu

Farmacêutica industrial, mestre em Ciências Farmacêuticas, docente da Universidade Iguaçu. Email: colli.luciana@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Sousa, M. S. de ., & Colli, L. F. M. . (2021). A FARMACOTERAPIA DA AIDS E A ESTRATÉGIA DE USO DA PREP EM INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 964–981. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3126