ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV (PREP): UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Katherine Oliveira Pereira Universidade Salvador
  • Poliana Silva Azevedo Universidade Salvador
  • João Vitor Araújo da Paixão Universidade Salvador
  • Andreza de Cerqueira Santos Universidade Salvador
  • Juliana Azevedo da Paixão Universidade Salvador

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5773

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica. Profilaxia Pré-exposição. HIV.

Resumo

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma patologia do sistema imunológico, que acomete diversas pessoas no mundo. Engloba grande parte das infecções do planeta, sendo constituído por subtipos capazes de sofrer mutações. O objetivo deste estudo é apresentar a fisiopatologia do HIV/AIDS, analisar boletins epidemiológicos da doença e esclarecer a importância na prática da atenção farmacêutica quanto ao uso da PrEP na prevenção ao HIV/AIDS. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa. As fontes bibliográficas foram identificadas no Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico, livros, Ministério da Saúde, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs). Através da análise dos resultados, nota-se que com o avanço de tratamentos de antirretrovirais houve uma redução da morbidade e mortalidade relacionadas a infecção pelo HIV/AIDS e complicações com a doença. Através dos estudos pode-se verificar a importância que o farmacêutico possui no processo da intervenção educativa para os pacientes acometidos por este vírus. Assim, fornecendo orientações relacionados ao uso descontrolado do medicamento, desempenhando um papel importante na promoção, proteção e recuperação da saúde, além de promover informações referentes aos benefícios deste recente método de prevenção à infecção pelo HIV.

Biografia do Autor

Katherine Oliveira Pereira, Universidade Salvador

Graduanda em Farmácia - Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: katherine_oliveira95@hotmail.com

Poliana Silva Azevedo, Universidade Salvador

Graduanda em Farmácia - Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: polyana.azevedo09@gmail.com

João Vitor Araújo da Paixão, Universidade Salvador

Graduando em Farmácia - Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: araujodejesus19@gmail.com

Andreza de Cerqueira Santos, Universidade Salvador

Graduanda em Farmácia - Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: andrezacerqueira@hotmail.com

Juliana Azevedo da Paixão, Universidade Salvador

Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em recursos genéticos vegetais pela Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS). Pós-graduada lato sensu em Farmacologia aplicada à prática clínica pela Faculdade UNYLEYA. Pós-graduada lato sensu em Farmácia clínica com atenção.  Farmacêutica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).  Formada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: juliana.paixao@unifacs.br.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Pereira, K. O. ., Azevedo, P. S. ., Paixão, J. V. A. da ., Santos, A. de C. ., & Paixão, J. A. da . (2022). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV (PREP): UMA REVISÃO NARRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2605–2617. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5773