ESTUDO SOBRE O CANABIDIOL: UMA ALTERNATIVA AO TRATAMENTO DE DOENÇA EPILÉTICA

Autores

  • Guilherme Oliveira Cotrim Universidade Salvador
  • Juliana Azevedo da Paixão Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3315

Palavras-chave:

Cannabis sativa. Canabinóides. Epilepsia.

Resumo

Objetivo: descrever os efeitos terapêuticos e sobre a utilização do cannabidiol no tratamento da epilepsia. Métodos: O presente estudo se caracteriza como sendo uma revisão de literatura do tipo integrativa, com abordagem qualitativa.Resultados: Foram localizadas 118 produções cientificas. Sendo excluídos produções realizadas em um período maior que dez anos e aquelas que não estavam disponíveis ao acesso gratuito. Os estudos demonstraram melhora na frequência das crises. Não foi encontrada associação entre o percentual de redução das frequências das crises e tempo de tratamento. Os efeitos adversos mais encontrados foram sonolência, hiporexia, diarreia, vômitos alterações comportamentais e tonturas. Considerações finais: It is concluded that the therapeutic use of cannabidiol was associated with a decrease in the frequency of epileptic seizures, as well as an improvement in the quality of life in individuals with refractory epilepsy.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira Cotrim, Universidade Salvador

Graduando em farmácia pela Universidade Salvador.

Juliana Azevedo da Paixão, Universidade Federal da Bahia

 Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Nessa instituição, foi bolsista de Iniciação Científica no período de 2011-2013, desenvolvendo projetos relacionados a estudos fitoquímicos, atividades biológicas e atuou na produção de medicamentos alopáticos: fitoterápicos e fitocosméticos em escala magistral. É especialista em Farmacologia Aplicada a Prática Clínica pela AVM-Faculdade Integrada, mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente faz doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia e é docente do curso de Farmácia da Universidade Salvador.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Cotrim, G. O. ., & Paixão, J. A. da . (2021). ESTUDO SOBRE O CANABIDIOL: UMA ALTERNATIVA AO TRATAMENTO DE DOENÇA EPILÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1813–1830. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3315