USO DE ANSIOLÍTICOS BENZODIAZEPÍNICOS NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM GESTANTES NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Alina dos Santos Calmon Correia Faculdade Unyleya
  • Elaíne Cardoso da Silva Santos ISEEC
  • Juliana Azevedo da Paixão UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17725

Palavras-chave:

Puerpério. Ansiolíticos. Benzodiazepínicos. Tratamento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de ansiolíticos benzodiazepínicos no tratamento da depressão pós-parto em gestantes no Brasil, por meio de uma revisão bibliográfica. A depressão pós-parto, caracterizada por alterações de humor, ansiedade e sentimento de fracasso, impactam o bem-estar da mãe e do bebê. O estudo utilizou bases de dados como PubMed, SciELO, Google Acadêmico e ScienceDirect para identificar publicações relevantes entre 2014 e 2024. Os principais benzodiazepínicos estudados foram Diazepam, Alprazolam, Clonazepam e Lorazepam, com ênfase nos seus efeitos adversos e na segurança para lactentes. Também foram abordadas alternativas terapêuticas não farmacológicas. Os resultados destacam o impacto dos ansiolíticos no tratamento, os riscos associados ao seu uso e a necessidade de intervenções multiprofissionais para minimizar complicações. Conclui-se que, embora os benzodiazepínicos sejam eficazes no manejo da depressão pós-parto, seu uso deve ser criterioso, priorizando a segurança materno-infantil.

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Biografia do Autor

Alina dos Santos Calmon Correia, Faculdade Unyleya

Pós-Graduada em Toxicologia Clínica e Forense. Faculdade Unyleya.

Elaíne Cardoso da Silva Santos, ISEEC

Pós-Graduada em Farmácia e Estética. Instituto de Saúde Esportiva Estética e Clínica – ISEEC. 

Juliana Azevedo da Paixão, UFBA

Doutora em Química. Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Correia, A. dos S. C., Santos, E. C. da S., & Paixão, J. A. da. (2024). USO DE ANSIOLÍTICOS BENZODIAZEPÍNICOS NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM GESTANTES NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4152–4167. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17725