ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM MULHERES COM HPV

Autores

  • Nicole de Oliveira Teles Universidade de Gurupi
  • Samara Guedes Soares Universidade de Gurupi
  • Douglas Martins de Oliveira Bessa Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml
  • Valéria Marciel Cordeiro de Oliveira Centro Universitário UnirG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14855

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica. Infecção por HPV. Profilaxia. Neoplasia do Colo do Útero.

Resumo

A infecção por Papilomavirus humano (HPV) ocorre devido a uma infecção persistente. Sabendo-se que o desconhecimento a respeito desta moléstia e de medidas profiláticas e controle, se compõem um conjunto de restrição que o profissional farmacêutico tem enfrentado no momento presente. O objetivo deste artigo é classificar a atenção farmacêutica na prevenção e nos cuidados do Papilomavirus humano (HPV) em mulheres jovens e adultas. Realizou-se uma revisão de literatura narrativa, baseada em artigos, disponíveis em sites de bancos de dados virtuais como o SciELO, publicados, para investigar o papel do profissional farmacêutico na prevenção do HPV em mulheres. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. O farmacêutico tem sua importância na prevenção, em informar sobre a indigência do uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) que previne o contágio pelo HPV através do contato com a pele e mucosa da vulva, região perineal (região das coxas, do ânus, bolsa escrotal e boca). Concluiu-se que o farmacêutico ainda lembra que o HPV tem uma elevada afinidade por mucosas, e ainda analisa todos os medicamentos prescritos, de maneira vasta, em que relaciona o cuidado do paciente inteiramente, sem fragmentá-lo.

Biografia do Autor

Nicole de Oliveira Teles, Universidade de Gurupi

Graduanda do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi-To Unirg, 

Samara Guedes Soares, Universidade de Gurupi

Graduanda do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi-TO, Unirg.

Douglas Martins de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Química pela Universidade Federal do Tocantins. 

Valéria Marciel Cordeiro de Oliveira, Centro Universitário UnirG

Possui Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdades Objetivo,Goiânia-GO (1999), Especialização em Citologia Clínica pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Especialização em Análises Clínicas pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ (2013). É mestre em Microbiologia, pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é Professora Assistente I do Curso de Farmácia e Medicina do Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO Orientadora.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Teles, N. de O., Soares, S. G., Bessa, D. M. de O., & Oliveira, V. M. C. de. (2024). ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM MULHERES COM HPV. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1447–1459. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14855